A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL PARA O COACH EM INÍCIO DE CARREIRA

marketing pessoal

O Coach não deveria se preocupar em conseguir clientes. Existe de um lado uma parcela da população que grita em silêncio por ajuda para trilhar um caminho e existe o Coach, que quer oferecer ajuda para trilhar este caminho. O marketing pessoal é o que constrói essa ponte, entre Coach e o cliente.

O COACHING É UM NEGÓCIO, por tanto você é o reflexo do seu negócio. Hoje, cerca de 21,68 % das pessoas perdem oportunidades por conta da imagem/vestimenta na hora de fechar um negócio.

O Coach não deveria se preocupar em conseguir clientes. Existe de um lado uma parcela da população que grita em silêncio por ajuda para trilhar um caminho e existe o Coach, que quer oferecer ajuda para trilhar este caminho. O marketing pessoal é o que constrói essa ponte, entre Coach e cliente.

É imprescindível para o Coach, no início da carreira, entender a importância de investir no seu marketing pessoal. Publicações com aspecto profissional, o uso de logomarca, investimento em cartão de visita, etc., são inúmeras as formas que o Coach tem para realizar o marketing pessoal.

Nos dias atuais, as principais formas de marketing estão nas redes sociais, o uso de ferramentas como Facebook, Instagram, LinkedIN, Snapchat, Youtube e WhatsApp são ferramentas que precisam fazer parte do cotidiano de um Coach. Dentro das redes sociais é fundamental para o Coach saber algumas regras para que se possa desenvolver seu marketing pessoal com excelência. Entre elas temos:

  • Facebook

marketing pessoal

O Facebook é a porta de entrada para aquele que está iniciando a carreira como um Coach, tendo em vista que é uma rede social vinculada aos seus primeiros contatos e possíveis clientes, mas as pessoas que estão no “Facebook particular” ainda não tem conhecimento sobre o que você está fazendo, então, o ideal é que você comece a informar as pessoas o que está acontecendo em sua vida. Informe que iniciou uma nova etapa e já comece a realizar postagens que visem o Coaching Education, mensagens motivacionais e que falem de aspectos que você pode ajudar a resolver, das transformações que você pode ou poderá fornecer.

O segundo passo para o marketing pessoal eficiente dentro do Facebook é restringir algumas informações para sua audiência (fotos pessoais, que não condizem mais com seu estado atual é interessante que sejam retiradas ou restritas), lembre-se que nesse momento o seu Facebook é pessoal, e cabe a você restringir o que é, ou não, postado nele, provavelmente você não vai querer que pessoas fiquem postando fotos ou marcando você em publicações que não refletem sua meta de vida atual.

  • Instagram

marketing digital, instagram

O formato comercial desta rede social atende muito bem os interesses de quem está começando, pois ela fornece informações sobre sua audiência, localidade, idade, sexo e melhores horários de postagem, porém é necessário que você vincule a uma fanpage de facebook para conseguir este formato. Lembre-se que no Instagram a imagem é mais importante que o texto, portanto, imagens com boa qualidade e um padrão de template ajudam a criar um vínculo com sua audiência.

Você pode utilizar o Canva (www.canva.com) para criar suas postagens com mais profissionalismo, sem precisar utilizar serviços de um profissional.”

  • Linkedin:

marketing pessoal

É uma rede social mais profissional, evite postagens de cunho pessoal ou sem conteúdo. É ótima para dar e receber feedbacks de trabalho e conquistar clientes que querem dar uma guinada no aspecto profissional.

É ideal que o Coach no início de carreira já comece a pensar em sua logo, padrão de postagem, vídeos, padrão de documentos (propostas comerciais para palestras, artigos e outros), etc. Minha sugestão é que você inicie o seu marketing pela sua rede de Facebook pessoal, pois é onde estarão concentradas as suas primeiras ondas de clientes e basta que eles se identifiquem com a mensagem que você está querendo passar. Desenvolva seu conteúdo procurando ter em mente solucionar um problema, utilize sua história e experiências para identificar seu cliente.

Utilize-se de acionadores mentais:

  • Autoridade: certificados, livros, foto com pessoas influentes;
  • Credibilidade: honre aquilo que você posta;
  • Venda sem vender: não peça que as pessoas entrem em contato, se o que você entrega tem valor e seu cliente se identificar ele vai lhe procurar;
  • Reciprocidade: acompanhe outras pessoas e se faça presente.

Entregue Conteúdo de valor

  • Artigos;
  • Trecho de palestras, vídeos ou filmes;
  • Lives (cuidado com o fundo e fale direto com a câmera);
  • Vídeos próprios.

Gerencie seu tempo:

Não deixe que seu trabalho em redes sociais lhe consuma, defina horários para publicações ou utilize aplicativos de gerenciamento de redes sociais como:

  • Hootsuite;
  • Everypost;
  • Hubspot.

Quando se tratar de marketing pessoal presencial, lembre-se da importância de estar bem vestido! Não perca a oportunidade de entregar seu cartão de visita em conversas, mas lembre-se, seu cartão de visita não é panfleto, então tenha certeza de entregar a pessoas certas.

Invista na sua logo ou material que contenha sua identificação, agregando valor e autoridade. Tenha uma postura firme ao se apresentar ou na hora de apresentar palestras, seminários ou workshops. Por fim, você deve falar uma linguagem coerente com o que você quer atingir, e demonstrar com atitudes o valor que você quer entregar!

Coach Marcello Victor 

Life Coach & Coach de Carreira ,Tutor de Coaches na Line Coaching 

Fan Pagehttps://www.facebook.com/coach.marcello.victor/  

Instagramhttps://www.instagram.com/coach.marcello.victor

Você também pode gostar de:

Aprenda Cinco cuidados na hora de escolher uma For... Na véspera de uma prova, quatro alunos resolveram aventurar-se: decidiram viajar e faltar à prova, e então depois "dar um jeitinho" e enrolar o profes...
Como obter 3 Certificações de Coaching em menos de... Hoje a oferta por cursos na área de Coaching é imensa, porém percebemos alguns pontos relevantes que faz interessados ficarem inseguros na hora de ini...
Mercado de Coaching: Aproveite as Oportunidades Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para perceber uma enxurrada de ofertas de serviços de Coaching no Brasil. “Na América do Norte e Europa ...
O que é Coaching e como posso transformar isso em ...   Você já deve ter ouvido alguém falar: "eu trabalho com Coaching", "eu vou fazer um Coaching", ou ainda, " faz um Coaching que vai te ajudar......
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!