Tirando as metas do papel e Realizando em 2018!!!

metas 2018

Muitas pessoas não compreendem a importância de se ter um bom planejamento pessoal. Planejar é essencial para conseguir tirar as metas do papel, mas isso requer trabalho e dedicação.

Ninguém vai conseguir realizar todas as metas de uma só vez, assim como o sucesso pessoal não chegará da noite para o dia.

Mas, antes de tirar as metas do papel, elas precisam existir. Pense em qual é o seu sonho e assim você poderá traçar essas metas. As metas são importantes, pois apenas o sonho, parece algo muito distante, mas quando se tem pequenos objetivos alcançados, ele vai ficando cada vez mais próximo.

Se ter um grande sonho a ser realizado não é um objetivo seu, então é hora de repensar algumas coisas. Todas as pessoas vão muito mais além quando há algo para ser trabalhado durante a vida. Algum talento que você desenvolveu durante a sua jornada pode ser o seu trabalho no futuro. Pense nisso com mais seriedade.

Não ignore suas habilidades, pense fora da caixa, lembre-se das coisas que você gosta de fazer. Entre um hobby e outro, você pode descobrir uma nova forma de aumentar a sua renda, por exemplo. Talvez seja essa também a sua chance de empreender, imagine só como seria incrível ganhar dinheiro com o que mais ama fazer?

Plantando e Colhendo

As coisas estão dando errado? É preciso entender as falhas que você cometeu que levaram a esse ponto. Da mesma forma, quando dá tudo certo, é essencial entender quais passos proporcionaram isso. Um profissional referência é aquele que sabe exatamente cada etapa do seu desenvolvimento pessoal.

Todas as decisões que você toma hoje, influenciarão a sua vida amanhã. Por isso, não ignore o planejamento. Invista em você, faça cursos, especialize-se, mas com estratégia para não fugir do seu orçamento, e nem ficar sobrecarregado de coisas para fazer. Trabalhe duro, mas com responsabilidade.

É preciso definir onde você quer estar a curto, médio e longo prazo. Por mais que os planos mudem, as metas fazem você ter um motivo pelo qual trabalhar. Por exemplo, onde você quer estar daqui 5 anos? Você precisa ter uma resposta para essa pergunta, isso vai nortear o alcance das metas. Se você está há muito tempo no mesmo lugar, da mesma forma e sem grandes expectativas, dificilmente conquistará o desenvolvimento que sonha.

Fazendo o seu plano de Ação

Você já tem suas metas? Então é hora de colocá-las no papel para começar a alcançá-las. Esse, inclusive é o primeiro passo do plano de ação. Escreva o que você deseja, depois, escreva quais são as etapas necessárias para alcançar esse desejo. Com essas etapas definidas, você pode começar a trabalhar no seu sonho. E não precisa ser algo a longo prazo. Pode ser uma viagem, a compra de um carro, ou seja, qualquer objetivo maior.

Com o plano pronto e metas definidas, você não pode deixar nenhuma delas para trás. Isso é essencial para que o objetivo maior seja realizado. Uma boa dica é “quebrar” o seu plano no máximo de tapas que você conseguir. Outro ponto interessante é definir um período para que cada etapa seja concluída. Assim você tem como prever quando conseguirá realizar o seu grande objetivo.

Análise SWOT para seu desenvolvimento Pessoal

Você já deve ter ouvido falar em análise SWOT, mas não custa refrescar a memória sobre esse método eficaz. Esse tipo de análise é usado para o planejamento organizacional. Com ele, é possível analisar os ambientes, tanto externo, como interno, além de definir qual será a melhor a estratégias a ser seguida.

Para resumir um pouco melhor a análise SWOT, entenda que ela ajuda a eliminar as fraquezas onde há ameaças. Além disso, ela identifica as oportunidades e seus pontos fortes. A sigla SWOT tem origem em palavras em inglês e significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Mas quem disse que esse tipo de análise não pode também ser pessoal? Pois pode  e deve! Use a análise SWOT para fazer o seu planejamento pessoal, e conheça todos os seus pontos mais fortes e aqueles que devem ser trabalhados. Isso é essencial para determinar as suas ações como profissional.

Forças

Para entender as suas forças, descubra quais são as suas vantagens profissionais e pessoais. Para isso, responda perguntas como: Quais são minhas qualidades? Quais são minhas habilidades? De onde vem minha motivação? Entre outras questões.

Fraquezas

As fraquezas podem ser entendidas como as dificuldades que você tem tanto como profissional quanto como pessoa. Procure responder às perguntas como: Quais são os meus defeitos? Quais são meus vícios? Deixo de ter alguma habilidade que é essencial na minha profissão? Entre outras desse tipo.

Oportunidades

As oportunidades dizem respeito ao que você tem nas mãos agora. Para saber quais são as suas, é preciso responder: Qual nicho de mercado pode ser uma oportunidade para mim? Posso fazer um curso em uma área do meu interesse? Tenho um bom networking? Posso pesquisar por bolsas de estudo?

Ameaças

As ameaças são coisas que podem te impedir de realizar algo. O que tem me dificultado alcançar uma meta? Tenho obstáculos na minha profissão atual? Existe algum obstáculo que pode surgir? Algum fator externo, como crise financeira ou burocracia pode me afetar?

E o que vem depois?

Essas não são as únicas perguntas, mas um pequeno exemplo do que você pode se questionar durante o processo da análise SWOT. Responda a cada uma dessas perguntas de forma sincera e não economize nas palavras. É necessário entender cada ponto com muita atenção.

Depois disso, você poderá usar um outro método, o 5W2H, para determinar seus objetivos. Ele funciona por meio de 7 perguntas essenciais que darão a você um caminho a ser seguido.

5W: What (O que será feito?), Why (Por que será feito?), Where (Onde será feito?), When (Quando será feito?), Who (Por quem será feito?). E 2H: How (Como será feito?), How much (Quanto vai custar?).

Esses métodos são importantes, pois deixam todo o processo de planejamento mais didático, assim, qualquer profissional saberá aplicá-lo em sua realidade.

Antes de finalizar quero compartilhar com você um Ebook super legal que a nossa equipe produziu, o 9 Táticas para Impulsionar sua Produtividade, clique aqui e faça baixe gratuitamente!!

E você, já tentou utilizar algum desses métodos? Gostou das dicas? Conta pra gente!

coachee

Você também pode gostar de:

Como construir uma Carreira Brilhante sem depender... Você por muitas vezes já deve ter feito esta pergunta a si mesmo, seja por não ter realizado uma graduação devido a situação econômica, ou por não sab...
As 5 Profissões Liberais que Melhor Remuneram no B... Iniciar o ano com uma Carreira Profissional Próspera, conquistando os objetivos com qualidade de vida, esse é o sonho da maioria dos brasileiros atual...
Metas e Objetivos são imprescindíveis para alcança... A definição do objetivo, uma meta a ser alcançada, é a primeira e primordial decisão que todo profissional deve tomar. Isso porque, quando não se ...
Como obter 5 Certificações de Coaching em menos de... Hoje a oferta por cursos na área de Coaching é imensa, porém percebemos alguns pontos relevantes que faz interessados ficarem inseguros na hora de ini...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Comentários em “Tirando as metas do papel e Realizando em 2018!!!

  1. Sensacional meu Coach querido!
    Estou muito feliz em ser sua aluna e coachee.

    Grande abraço!

    Responder

    1. Olá Beth, ficamos felizes em receber o seu comentário! Continue nos acompanhando!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários em “Tirando as metas do papel e Realizando em 2018!!!

  1. Sensacional meu Coach querido!
    Estou muito feliz em ser sua aluna e coachee.

    Grande abraço!

    Responder

    1. Olá Beth, ficamos felizes em receber o seu comentário! Continue nos acompanhando!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *