Porque não Delegamos como Líderes???

delegamos

Ser o próprio chefe é uma grande evolução na carreira profissional, além de ser o sonho de muita gente. E quando se lidera um grupo de colaboradores, é necessário saber delegar para que tudo saia conforme o planejado. Não se trata de mandar, mas de liderar e trabalhar em conjunto com os demais integrantes da equipe.

Fique atento, pois mesmo os microempresários, vez ou outra precisam estar em contato com fornecedores, parceiros e outras pessoas. Por isso, também precisam delegar tarefas. Não pense que sua empresa, por ser menor, não necessita desse cuidado, afinal, mesmo em uma dupla de trabalho, é necessário ter cada tarefa bem definida e organizada.

Delegar não é uma tarefa fácil, afinal, é preciso saber as diferenças entre ser um chefe “mandão” ou um líder verdadeiramente respeitado e com o qual a equipe pode contar. Quando você, como líder não delega, acaba perdendo um tempo precioso e deixa de ter resultados positivos em seu negócio.

Desculpas para não delegar:

delegamos

É comum ouvir as velhas desculpas de líderes que não delegam aos seus colaboradores. Mas é preciso entender os prejuízos causados pela falta de desempenho de um grupo. Normalmente esse tipo de chefe não delega por não confiar em outras pessoas. Outras vezes dizem que não sabem trabalhar em grupo.

E você, sabe por que ainda não começou a delegar? Selecionamos alguns dos principais motivos que levam chefes a cometerem esse erro e também algumas dicas para que isso não aconteça na sua empresa. E você, se encaixa ou já se encaixou em alguma delas?

 

Dizer que não tem tempo

delegamos

Uma agenda lotada sempre será desculpa para não delegar ao restante do grupo. É exatamente nesse momento que os líderes entram em contradição, afinal, se as tarefas estiverem bem delegadas, você terá mais espaço livre na agenda. Um bom líder é aquele que sabe administrar também o tempo disponível.

Se o seu dia já não rende mais como antigamente e a lista de tarefas só aumenta, chegou a hora de dividir com outras pessoas. Claro que não se deve esperar chegar a esse ponto, com organização, tudo flui melhor. Aprenda a reconhecer que está na hora de começar a delegar.

 

Dizer que é perfeccionista e prefere fazer sozinho

delegar, líder

Esse desculpa também pode atrasar a sua vida profissional e toda a equipe. Um bom líder é aquele que sabe exatamente seus pontos fortes e fracos. Sendo assim, você deve investir o seu tempo no que faz de melhor. Quanto às outras tarefas, você pode montar um bom time de trabalho e delegar entre eles.

Uma boa equipe é como um grupo de peças que se encaixam, afinal, cada um tem sua habilidade. O talento de um deve complementar o do outro, por isso, trabalhar sozinho em uma empresa não deve nem de longe ser uma opção. Saber ouvir seus colaboradores é o primeiro passo para ter um grupo que dá bons resultados.

Ninguém deve trabalhar mais ou menos que os outros, o grupo deve atuar sempre unido e em busca do melhor para o bem de todos. Lembre-se sempre de usar os princípios da inteligência emocional.

Dizer que não sabe

Um líder não pode dizer que não sabe delegar, por isso, se essa é a sua desculpa, é melhor repensar seu lugar na empresa. Em um grupo é necessário ter aquela pessoa com a qual os outros podem contar, claro, sem realizar o trabalho por outra pessoa. Estar na posição de líder é saber exatamente o que delegar. Ainda assim, existem aqueles que dizem não saber.

O que delegar:

Se você não sabe o que delegar, deve começar com uma boa organização. Ter uma lista de tarefas é essencial para criar um padrão de trabalho. Essa lista pode ser em um caderno, mas também pode ser online, com a participação de todos do grupo, com as tarefas já delegadas.

Se ainda estiver com dificuldade, a dica é começar delegando tarefas mais simples, conforme você tenha mais confiança, pode delegar tarefas que necessitam de maior cuidado.

Quando delegar:

Como líder, você deve entender que nem tudo pode ser delegado. Algumas coisas devem ser feitas por você, e é preciso saber disso para ter certeza de quando delegar. Se a tarefa pode ser realizada por outra pessoa, é um bom momento de delegar. Outro ponto a ser observado é se a tarefa fará com que a pessoa cresça profissionalmente.

Não espere as tarefas ficarem acumuladas para começar a delegar. Um verdadeiro líder é aquele que sabe cada passo que deve ser tomado. Se você não teve organização, não deve acumular a vida profissional de outras pessoas.

Para quem delegar:

seu grupo de trabalho deve ser preparado e motivado. Se isso é uma realidade, você saberá exatamente as habilidades de cada um, portanto, terá confiança para delegar. Observe se a pessoa está comprometida com o trabalho, veja sua dedicação e sempre seja um incentivador, isso melhora a produtividade.

Para não perder o controle

delegamos

Quando se é líder, não existe “seu erro”, o erro é de toda a equipe. Para minimizar as chances de erros e até mesmo para que eles não ocorram, você deve saber exatamente o que delegar e a quem delegar. Ainda assim, é possível que hajam falhas, para que isso não ocorra, fique atento.

Estabeleça metas a curto prazo. O trabalho deve ser entregue em um mês? Delegue a tarefa por etapas, em cada semana pode ser feito algum avanço. A cada ponto resolvido, marque como realizado e vá para o próximo. Incentive todos a entregarem no prazo e não seja do tipo de chefe que aponta erros individualmente.

Mais do que saber distribuir tarefas é perder a insegurança e se enxergar como um bom líder. Troque o “eu” pelo “nós”, essa é uma mudança que parece simples, mas fará toda a diferença na forma como sua equipe te vê.

Poder contar de forma positiva com cada membro de uma equipe é essencial para a empresa, seja como um todo, seja em um projeto específico. Por isso, seja um líder que saiba delegar e não um chefe que vive dando desculpas para ficar com todo o crédito dos projetos.

Você também pode gostar de:

Criatividade ajuda padaria a driblar a Crise Com faturamento de R$ 84 bilhões, setor sente efeitos da queda no consumo, mas ainda anima os empreendedores. Em agosto de 2015, os empresári...
Principais desafios e dificuldades do Empreendedor... A crise pode ter trazido muitos aspectos negativos para todos os brasileiros, mas há um ponto que temos que conversar. O Empreendedorismo! Que nós últ...
Como nascem e morrem as Empresas Brasil tem uma das maiores taxas de empreendedorismo do mundo!! Quem nunca sonhou em fazer o que gosta e ainda ganhar um bom dinheiro? Motivados ...
5 Passos para abrir o seu Próprio Negócio!! A vontade de abrir um negócio pode surgir por diversos motivos. Em alguns casos, o desemprego “força” o indivíduo a buscar outras formas de se mante...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *