Por que mais de 70% das pessoas odeiam o trabalho que fazem?

Uma pesquisa realiza em Harvard pelo  professor Raj Sisodia apontou que mais de 70% das pessoas não gostam do trabalho que fazem. Mesmo a empresa fornecendo ambiente agradável e uma remuneração compatível as pessoas se queixam, a pesquisa destaque que colaboradores com horários flexíveis são mais satisfeitos dos que possuem diversas regalias no trabalho, como, sala de descanso, jogos, massagens, almoço gratuito.

Acredita-se que um dos principais pontos desta situação está relacionada a má gestão por falta de Supervisores e Gerentes.

Outros pontos a serem destacados são as gerações. Abaixo podemos perceber como uma geração é diferente da outra em relação a seus objetivos, valores. E isso impacta diretamente na insatisfação com o trabalho.

Geração  X

É um grupo identificado como jovem, mas sem uma identidade aparente. Este grupo enfrentaria um mal incerto, um futuro aparentemente hostil.

Acontece que a geração X cresceu, passou pela fase hippie, teve ideais, esqueceu-se dos problemas que lhes foram empregados e foi fazer carreira no mercado. Essa geração viu surgir o computador pessoal, a internet, o celular, a impressora, o Email, etc.

Características:

  • Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo;
  • Maturidade e escolha de produtos de qualidade e inteligência;
  • Ruptura com as gerações anteriores e seus paradigmas;
  • Busca maior por seus direitos;
  • Preparação e preocupação maior com as gerações futuras;
  • Procura de liberdade.

Geração Y

A Geração Y que é composta pelas pessoas nascidas entre aos anos 1980 à 1990 foi a geração que cresceu junto com a revolução da tecnologia, que acompanhou de perto a prosperidade.

Jovens desta geração tem o hábito de realizar multitarefas, podendo trabalhar em mais que um projeto ou trabalho. Acompanham veículos de comunicação, redes sociais e os últimos lançamentos da tecnologia.

Características:

  • estão sempre conectados
  • digitam ao invés de escrever
  • vivem em redes sociais
  • compartilhar tornou-se um lema
  • tem um grande fluxo de informações diariamente

Geração Z

Composta pelos nascidos em 1992 a 2010, conhecidas mundialmente por nativos digitais. Desde o momento que saem da barriga já tens contato com dispositivos (câmeras, smartphone, tablets) estão intensamente conectados.

Essa geração busca por uma vida de valores, onde ser é a prioridade para depois ter.  Adeptos as mudanças e experiências, usam o  dinheiro para viajar, investir em conhecimento.

Características:

  • Desapegado das fronteiras geográficas
  • Forte responsabilidade Social
  • Necessidade extrema de interação e exposição de opinião
  • Preferem um encontro online que presencial.

Mas o que realmente ocorre em nosso comportamento? Por que nunca estamos satisfeitos?

Selecionamos 7 possíveis motivos que apontam a causa desta insatisfação:

#1 Achar que a grama do vizinho é melhor

Quantas e quantas vezes você já pensou que trabalhar na empresa do concorrente seria melhor, ou trabalhar em outro segmento?

#2 Valores Pessoais X Valores Empresa

Muitas das contratações não cumprem o prazo de 3 meses devido o conflito entre valores pessoais e valores da empresa. É muito importante que quando for entrevistado deixe claro seus objetivos, princípios, e o mesmo a empresa deve fazer.

#3 Sentir Desvalorizado

Acredito que este seja o sentimento mais comum que temos em relação ao assunto.

Damos o sangue na empresa, horas extras, responsabilidade, comprometimentos, resultado, mas para os Gestores isto não é mais que obrigação.  Muitas vezes um singelo elogio já muda todo este cenário 😉

#4 Remuneração e Carreira

Muitas empresas não trabalham com um Plano de Carreira e isto faz com que muitos colaboradores fiquem desmotivados, assim acomodam-se e trabalham apenas para cumprir horário.

#5 Não ter voz ativa

Quando os funcionários não podem manifestar suas opiniões, eles podem sentir que não são úteis para a empresa. Dar chances aos trabalhadores para que eles tenham objetivos é imprescindível para que eles tenham mais motivação, e, consequentemente, mais produtividade.

#6 Não ter desafios
A maioria dos trabalhadores está sempre procurando melhorar suas habilidades no trabalho e alcançar seus objetivos. Quando eles não têm desafios, pode surgir um sentimento de desmotivação e eles podem procurar por outras oportunidade de emprego.

#7 Não ter paixão pelo trabalho
Se os funcionários não amam o que fazem, é provável que eles se sintam insatisfeitos e não tragam bons resultados à empresa. Por isso, é importante que, no momento da contratação, as preferências sejam para os trabalhadores que realmente gostem do que a empresa poderá  oferecer.

Identificou – se com alguns destes comportamentos?

Realmente infinitas podem ser as causas quando falamos de não gostar do trabalho.

Mas o que podemos fazer para mudar isso?

Listamos algumas sugestões para ajudar você nesse processo 😉

  • Faça uma auto avaliação da sua real situação, questione-se:

Trabalho em um segmento que gosto?

Se a resposta for sim, liste os pontos positivos e negativos do trabalho, observe se há mais pontos positivos do que negativos.

Se há mais pontos positivos pense em táticas que poderiam ser aplicadas para mudar a sua insatisfação, mas se há mais pontos negativos mas mesmo assim gosta de trabalhar neste nicho você pode criar novas oportunidades na áreas.

Fazer algum curso de atualização do mercado, dar um UP no seu currículo, tentar uma vaga na concorrência caso a fama seja positiva. Ou ainda empreender na área que gosta, apresentar  uma proposta inovadora sobre esses produtos ou serviços que trabalha, pare e pense nisso!

Mas não quero mais trabalhar com esse segmento?

Se a área em atuação não é mais a sua praia, é importante perguntar-se:

O que quero fazer pelo próximo 5 anos? O que me inspira?

Faça um lista de coisas que gosta de trabalhar, de fazer nas horas de folga. Muitos hobbies transformação em grandes negócios.

Avalie sua condição financeira atual, pesquise e estude o mercado que deseja empreender. Pense com os pés no chão?

Este é o momento para fazer isto?

Devo me planejar, aguento mais quanto tempo?

Crie uma tabela com suas metas, percurso e prazo.

Por exemplo: Quero trabalhar com moda, mas atualmente não tenho 1 real. Porém se eu continuar no emprego e economizar daqui 6 meses vou estar trabalhando com algo que gosto de verdade!

Meta: Trabalhar com moda

Percurso: economizar, estudar todas as tendências, conteúdos gratuitos da internet.

Prazo: 6 meses

Lembre-se: pode parecer impossível até que alguém vai lá e faz! Este alguém pode ser você! Foco e persistência devem andar juntos com as metas, você não pode desistir nos primeiros tropeços, alguns dos maiores ícones como Einsten, Sylvester Stallone e Isaac Newton bateram muita a cabeça até provar suas teorias, alcançar seus sonhos.

Você também pode gostar de:

3 Maneiras para Você escalar a sua Carreira Profis... Ao longo destes anos passei por diversas empresas e apliquei muitos treinamentos a profissionais de distintas áreas, e o que mais me deixa surpreso é ...
2 Elementos que levam ao Sucesso Naturalmente, para cada caso de sucesso, existem dezenas de fracassos. Dentre as características necessárias a um empreendedor, uma das principais é a...
6 Soluções para Você retornar ao Mercado de Trabal... Se você esteve fora de um trabalho por um tempo, então você já sabe o quão difícil é encontrar uma oportunidade em tempo de crise, principalmente depo...
Curso Superior não é mais um Diferencial Milhares de novos alunos estão em empregos não-graduados, como vendedores, operários, porteiros, secretárias, motoristas, garçons e pequenas empresas,...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *