O que é Coaching e como posso transformar isso em Remuneração❓❓❓

coaching o que é

 

Você já deve ter ouvido alguém falar: “eu trabalho com Coaching”, “eu vou fazer um Coaching”, ou ainda, ” faz um Coaching que vai te ajudar….”

Atualmente muitas pessoas procuram por Coaching, tanto para trabalhar com o processo, como aprender com ele devido a assertividade da técnica na busca por resultados sólidos.

Porém a maioria das pessoas ainda não sabem o que realmente é o Coaching na prática. Há muitos questionamentos e comparações com outras táticas que envolvam o desenvolvimento pessoal e profissional.

Primeiro,  entenda o que não é Coaching:

Terapia:

A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental.

O coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais que avançar rumo a metas desejadas. O coaching não é corretivo, mas gerativo.

A terapia tem mais possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o Coaching.

Mentoria

Mentoria é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento em uma determinada área, dá conselhos e atua como modelo.

O mentoring envolve discussões amplas, enquanto no coaching o foco é um dos principais elementos.

O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente que transmite sua experiência.

Tanto o mentoring quanto o coaching relacionam-se principalmente com diálogo no presente em direção ao futuro.

Consultoria:

O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global.

O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela.

Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta. Outra grande diferença é que um consultor precisa ser especialista na área de atuação. Consultores fornecem respostas ao passo que Coach oferece perguntas.

Mas o que é afinal o Coaching????

O coaching é um processo de orientação de pessoas e de equipes em busca de resultados, seja no âmbito profissional ou pessoal. É exercido pelo Coach(profissional), aquele que conduz o processo, para o cliente, chamado de coachee.

O coaching é um processo de descobertas do próprio coachee(cliente) voltado para a sua realidade e seu futuro. O Coach(profissional) procura ativar a capacidade da própria pessoa de buscar respostas para as suas questões e a orienta à autodescoberta e interatividade.

É importante esclarecer que Coaching não é Psicoterapia nem Consultoria.

A essência do coaching é ajudar a pessoa a mudar orientando-a a caminhar em uma nova direção.

O coaching é sobre aprender com as experiências, liberar o potencial e maximizar a sua performance e, ainda, superar obstáculos com elegância.

É também sobre produzir mais e trabalhar menos, ajudar a pessoa a realizar além do que ela pensa que pode.

A principal função do Coaching é auxiliar pessoas a se mobilizarem em cenários de incertezas e capacitá-las a enfrentar grandes desafios!!!

Isso implica a passagem do ponto “a” para o ponto “b”, onde o ponto “a” é o desafio de adaptação de frente para um sistema que a impede de avançar, e o “b”, é o objetivo, que se deseja alcançar.

Entre “A” e “B”, existe o trabalho de adaptação, que é o processo pelo qual um Coach(profissional) ajuda seu Coachee(cliente) atravessar.

Esta adaptação é necessária porque existe um desequilíbrio pessoal que ocorre naturalmente nas pessoas em algum ponto de suas carreiras e vida devido a uma ruptura, que não permite que a pessoa se mova sozinha.

Há algumas semanas criamos um Ebook onde apresentamos Conceitos, Práticas e Benefícios do Coaching, se você ainda não fez a leitura, clique aqui e baixe gratuitamente o Ebook: Coaching para Iniciantes!!

Como é o mercado de Coaching para Pessoas que desejam trabalhar na área??

O mercado de Coaching não para de crescer, porque nesse mundo dinâmico em que vivemos profissionais e empresas estão cada vez mais buscando resultados consistentes e temporais.

Por isso a necessidade pelo trabalho de um Coach, seja para a carreira profissional ou vida pessoal, nunca foi tão requisitado.

Não é novidade que o consumo de Coaching vem aumentando ao longo dos anos no Brasil e os números comprovam essa percepção, principalmente quando verificamos o volume de novos Coaches formados e de novos cursos de Coaching sendo oferecidos pelas escolas brasileiras e estrangeiras que entraram para valer no mercado brasileiro.

Apesar dessa boa perspectiva, posso afirmar que o mercado de Coaching no Brasil ainda está em seu início, visto o baixo nível de esclarecimento dos compradores e até mesmo de seus usuários quanto ao produto em si, ou seja, do que o Coaching trata, como funciona…????

Diante desse cenário, muitos profissionais, independente da área em que atuam, procuram uma formação em Coaching para promover mudanças significativas em suas vidas como também para seguir uma nova carreira ou aliar com a profissão que já exercem.

Eu fui um desses profissionais. O processo de Coaching me ajudou a descobrir meus talentos, interesses e valores auxiliando em uma escolha profissional com confiança e tranquilidade.

Aprendi no Coaching que mundo precisa de nossa melhor versão.

O fator que mais me encantou no Coaching é essa metodologia,  muito mais do que uma profissão, é um estilo de vida e uma habilidade necessária para todos aqueles que buscam ampliar suas realizações pessoais e profissionais.

Os profissionais que procuram um Coach fazem parte de um grupo de pessoas que não só dizem que querem algo melhor para suas vidas, mas realmente acreditam que isso pode acontecer.

É uma parceria. Cabe ao Coach motivar, orientar e estimular o Coachee(cliente) a trilhar esse caminho, tudo baseado num plano estratégico e eficaz de ação.

Esse processo, ao contrário do que muita gente pensa, não é valioso apenas para quem foi demitido e está inseguro em relação ao seu futuro profissional. Ele pode ajudar e muito!

O processo de Coaching trás uma oportunidade de auto conhecimento, pois é um momento para se refletir em relação às aptidões, crenças, bloqueios e paixões.

É uma chance não só de reciclar  ideias, conceitos e conhecimento – mas também de desenvolver habilidades e competências, explorar cenários, expandir a consciência, mudar comportamentos e, acima de tudo, encontrar a realização pessoal e profissional.

Em um mundo com estatísticas alarmantes de estresse, ansiedades, depressões e outras doenças muitas vezes relacionadas ao trabalho, é cada vez maior o número de profissionais que buscam o equilíbrio entre seus valores pessoais, seu estilo de vida e seu desejo de realização.

Como disse Jack Welch, executivo americano, autor de vários livros e que atualmente presta consultoria para um grupo selecionado de CEO dos 500 da Revista Fortune: “no futuro, todos os líderes serão coaches”.

Portanto, os profissionais que não desenvolverem as habilidades necessárias para criar estratégias de sucesso nas suas vidas e de seus clientes, estarão fadados ao fracasso.

Você se identifica com área de Coaching? Se sente feliz em ajudar as pessoas? Tem interesse em trabalhar com o Coaching?

Se você responde a uma dessas perguntas, convidamos você a conhecer o nosso curso Impulsão Profissional.  Com o objetivo de disponibilizar as pessoas que desejam  trabalhar com Coaching uma oportunidade acessível de aprender a metodologia e também de atuar no mercado de trabalho.

Clique aqui para conhecer!
Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Você também pode gostar de:

Empresário: 3 Coisas que Você Precisa APRENDER na ... Sempre falamos aqui sobre a relevância do Coaching para as Pessoas e Negócios, mas hoje queremos falar de algo específico, Recrutamento de Colaborador...
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL PARA O COACH EM... O Coach não deveria se preocupar em conseguir clientes. Existe de um lado uma parcela da população que grita em silêncio por ajuda para trilhar um cam...
Auto Sabotagem, as armadilhas criadas por nós mesm... Comportamentos repetitivos devem ser observado com mais atenção pois podem indicar auto sabotagem. A Auto sabotagem é a tendência a repetir atitudes d...
5 Erros que um Coach jamais deve cometer Um homem ainda jovem, ambicioso chega ao topo da empresa onde trabalha. Entra na sala do presidente e diz: "Senhor, como é de seu conhecimento,...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!