Inteligência Emocional: 3 Livros para Fortalecer a sua Mente

inteligência emocional

Ter Inteligência Emocional é ter a capacidade de identificar os próprios sentimentos e emoções de forma mais simples.

O conceito foi definido pela psicologia e pode ser usado para melhorar a vida pessoal e profissional.

O conceito de Inteligência Emocional envolve autoconhecimento, tomada de decisões, comunicação entre outros.

Inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e fortalecida por meio do conhecimento. E esse conhecimento não é o intelectual, e sim aquele que permite um melhor relacionamento com outras pessoas.

Lidar com as emoções alheias e com as próprias são apenas algumas das habilidades da inteligência emocional.

O ideal é ter uma vida em harmonia, já que a carga emocional pode interferir no trabalho. Mas, problemas pessoais são comuns, então é preciso exercitar a inteligência emocional para que a interferência não ocorra.

Assim, o indivíduo segue sua rotina de trabalho, podendo resolver seus problemas particulares sem trazer prejuízos à vida profissional.

É necessário trabalhar e treinar a mente para agir em nome de um bem maior e não apenas pensando no próprio bem-estar.

Diversos autores famosos já abordaram o tema, e é sobre isso que vamos falar hoje. Vamos dar dicas de livros.

Sabemos que a leitura é uma ótima forma de obter mais conhecimento, separamos três livros que vão te ajudar a fortalecer a sua inteligência emocional.

Lembrando que os três livros indicados aqui, podem facilmente ser encontrados em livrarias físicas e também podem ser comprados pela internet.

O Código da Inteligência – Augusto Cury

inteligência emocional

 

Augusto Cury é um famoso escritor brasileiro, publicado em mais de 70 países. Seus livros são muito conhecidos, tendo gerando uma legião de fãs e admiradores para o autor.

No livro O Código da Inteligência, o autor aborda a inteligência emocional aplicada, a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência quando se fala em inteligência emocional.

De acordo com Cury, os códigos da inteligência socioemocional são um conjunto de atitudes capazes de estimular indivíduos, sejam eles jovens ou adultos, libertando a criatividade e exercitando o pensamento.

Além disso, seria possível desenvolver a saúde psíquica, o que acabaria gerando uma busca pela excelência profissional.

O livro traz uma análise do funcionamento de cada um desses códigos, mostrando quais são seus benefícios. Dessa forma, o autor apresenta uma solução e explica como um indivíduo é capaz de assumir o controle da própria vida.

Todo o processo envolve a superação de medos, insegurança e também as temidas limitações.

Uma das principais vantagens desse livro é sua simplicidade para explicar o conteúdo, que pode ser seguido por pais, professores, amigos, ou seja, qualquer pessoa só tem a ganhar com uma leitura enriquecedora.

Tudo isso pode ser conferido em O Código da Inteligência (2015).

 

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Stephen R. Covey

inteligência emocional

 

Stephen R. Covey nasceu nos Estados Unidos e o livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes tornou-se um best-seller principalmente no mundo dos grandes empreendedores.

Covey foi formado na universidade de Harvard e tornou-se conhecido por ajudar pessoas a se encontrarem por meio de seu livro.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é considerado um dos mais influentes do século XX, já que foi publicado pela primeira vez em 1989.

Já são mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, fazendo um enorme sucesso no mundo dos negócios.

A publicação reúne o resultado de uma pesquisa de mais de 200 anos em publicações sobre  o sucesso. Essas pesquisas foram feitas em biografias, manuais e livros de auto-ajuda.

O autor acredita que princípios podem se tornar hábitos atraindo a independência efetiva.

Existe uma edição comemorativa do livro, onde além de todo o conteúdo habitual, o autor ainda traz uma parte com as dúvidas mais frequentes de seus leitores devidamente respondidas.

Vale muito a pena buscar por essa edição, afinal você já poderá sanar diversas dúvidas que aparecerem durante a leitura.

Desperte seu Gigante Interior – Tony Robbins

inteligência emocional

 

Tony Robbins é nascido na Califórnia, nos Estados Unidos. Além de escritor, também é estrategista, palestrante e também é conhecido pelo seu trabalho como coach.

O livro Desperte seu Gigante Interior fala sobre a tomada de decisões.

No livro, Robbins fala sobre casa indivíduo acordar e assumir o controle da própria vida. Para ele, é possível ter controle de tudo.

A publicação traz instruções para o leitor compreenda como funciona sua mente, aprendendo a moldar seus pensamentos, alcançando o máximo com essa experiência.

O autor compartilha com os leitores, o conhecimento que o levou a construir o seu caminho de sucesso e realização pessoal.

As técnicas apresentadas no livro, foram utilizadas e recomendadas por nomes como: Bill Clinton, Nelson Mandela, Anthony Hopkins e Quincy Jones.

Inteligência Emocional na Vida e no Trabalho

Agora que você já conhece um pouco melhor esses livros de sucesso para ajudar a fortalecer a inteligência emocional, vamos entender a sua importância para ser bem aplicada.

Autoconhecimento: habilidade que faz com que o indivíduo saiba quais são seus pontos fortes e fracos, podendo treinar sua mente para lidar melhor com as situações cotidianas.

Conhecimento no trabalho: não é necessário ser um especialista em todas as áreas, as entenda como elas funcionam e como o seu trabalho pode e vai melhorar o andamento de todo o ambiente.

Comunicação: saber falar, como falar e saber ouvir. A comunicação é essencial em todos os setores da vida. Fortalecendo a inteligência emocional, a comunicação tende a fluir cada vez melhor.

Controle emocional: a vida pessoal não pode interferir no trabalho. Uma vida em harmonia é ideal, mas isso não for possível em alguns momentos, problemas pessoais não podem interferir atingir o trabalho.

Empatia: a empatia é um termo cada vez mais usado na atualidade, ele diz respeito a se colocar no lugar do outro. Isso é essencial na vida. Com inteligência emocional, a empatia torna-se um hábito.

Tomada de decisões: quando você sabe exatamente a hora de agir e como agir, toda a empresa só tem a ganhar.

E você? Já exercitou a sua Inteligência Emocional? Conte para a gente como foi/é sua experiência.

Você também pode gostar de:

Coach, + Ação Por Favor A razão pelo qual os clientes procuram um processo de Coaching está diretamente ligada ao fato de não conseguirem agir, de ter Ação em suas Vidas sozi...
Como perder o medo de Fechar contratos de Coaching Mais de 70% dos profissionais de Coaching que vão para o mercado de trabalho hoje sentem-se inseguros. Tornando-se a profissão desvalorizada!!! As ...
COMUNICAÇÃO: O ponto chave para qualquer Carreira ... Você já parou para pensar o quanto a Comunicação é importante em nossas vidas, o quão ela pode tornar as situações Agradáveis quanto Difíceis Qua...
5 Passos para abrir o seu Próprio Negócio!! A vontade de abrir um negócio pode surgir por diversos motivos. Em alguns casos, o desemprego “força” o indivíduo a buscar outras formas de se mante...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Comentários em “Inteligência Emocional: 3 Livros para Fortalecer a sua Mente

  1. Quando posso começar o meu curso?

    Responder

    1. Olá Meiriele, tudo bem?
      Você pode estar acessando hoje mesmo a nossa página oficial e realizando a inscrição!!
      Link de acesso: clailtonluiz.com/impulsao

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários em “Inteligência Emocional: 3 Livros para Fortalecer a sua Mente

  1. Quando posso começar o meu curso?

    Responder

    1. Olá Meiriele, tudo bem?
      Você pode estar acessando hoje mesmo a nossa página oficial e realizando a inscrição!!
      Link de acesso: clailtonluiz.com/impulsao

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *