Falar em Público, um Desafio para muitos

falar em público

Para mais de 70% da população falar em público é um  grande desafio, principalmente na questão profissional. Muitas pessoas até deixam de realizar algumas atividades como cursos, palestras e eventos com o medo de ter que falar em público.

Mas o contrário desta situação, os profissionais que não possuem este medo do público possuem uma melhor performance profissional. Podemos constatar isso ao analisar cargos de Gerencia e Supervisão.

Por isso, estar preparado desde o início e se aprimorar é essencial!  

Para falar bem em público é preciso preparo. Escolher bem as palavras, saber colocá-las da forma correta, ter uma boa postura são atitudes essenciais. Falar bem em público vai ajudar o profissional desde a entrevista de emprego até alcançar o cargo mais alto em uma empresa.

Mesmo com toda a importância de ter uma boa oratória, muitos profissionais ainda têm medo de se expressar diante de outras pessoas.

Mas, por que temos medo de falar em público? É isso o que você descobrir!

Além disso, você também entenderá quais são as atitudes que podem te ajudar a perder o medo de falar em público.

Primeiro, você precisa entender que falar em público não é um bicho de sete cabeças. Com a preparação correta, você vai conseguir se sair muito bem. Se ainda sim o medo persistir, é preciso entender porque ele incomoda tanto.

Porque temos medo de falar em público

falar em público

O medo de falar em público pode estar relacionado à diversas condições, sejam psicológicas ou físicas. Para muitos casos, o tratamento com um profissional é o mais indicado. Em outros casos, o treinamento pode ser o suficiente para perder o medo.

A explicação para o medo de falar em público pode ser entendida da seguinte forma: uma pessoa em evidência, em posição de destaque, tende a sentir uma grande ansiedade. É neste momento que os problemas começam. Essa ansiedade mexe com hormônios e o nervosismo toma conta de todo o corpo. O indivíduo apresenta sintomas físicos como: tremer, suar, sentir dor de estômago, entre outros casos.

Você já teve aquela sensação de que ao falar em público preferia sair correndo do local?

Essa sensação é causada pela ansiedade, que libera hormônios da adrenalina e do estresse. E quando se fala em público, controlar a ansiedade é indispensável. Com a ansiedade controlada, o discurso fica muito mais tranquilo e as palavras muitos mais claras.

Uma das principais causas dessa ansiedade é o medo que o ser humano tem de ser julgado por outras pessoas. Então a ansiedade aparece nessas horas decisivas e você precisará estar apto a lidar com ela. Algumas atitudes podem te ajudar a perder esse medo.

Atitudes que ajudam a perder esse medo

Algumas atitudes podem te ajudar a falar em público controlando sua ansiedade e o nervosismo. Trabalhar sua confiança é muito importante, mas algumas técnicas podem garantir o sucesso do seu discurso.

Respiração: Pratique exercícios de respiração, eles vão te ajudar a controlar a ansiedade. A meditação é uma boa pedida, mas caso não seja possível, faça pequenos treinos de um minuto todos os dias. Basta inspirar profundamente e expirar, sempre com calma. Existem aplicativos de celular com várias opções de exercícios. Respirar é importante porque em crises de ansiedade e pânico, a respiração fica descontrolada, e colocá-la em ordem te ajuda a voltar para a realidade.

Tenha apoio visual: você pode usar um Power Point na hora de falar em público. Prepare o material de forma profissional, evite colocar muito texto, coloque apenas os tópicos para se lembrar dos assuntos. Além disso, ter o apoio visual é importante para que os ouvintes se lembrem melhor do que você disse. Treine olhando para o slide e depois sem olhar para ele. Isso ajuda a treinar a memória.

Treine em voz alta: vá para frente do espelho e treine em voz alta, desde a introdução até a conclusão. Treine também sua postura corporal, ela diz muito sobre você e suas palavras, por isso, não gesticule demais. Se possível, filme e se avalie depois para corrigir o que incomoda.

Olhe para os ouvintes: olhe sempre para todos os lados da plateia. Interagir com o público é importante, assim como observar suas reações.

Atenção com apresentação: não fale muito alto e nem muito baixo. Alternar o ritmo e a altura da voz as vezes é importante para manter o público mais atento.

Não pare de aprender: assista palestras, leia livros, assista filmes sobre líderes. Além dos livros em sua área, leia também outras histórias, a leitura é excelente para melhorar o seu vocabulário. Conheça outras palavras e seus significados. Só tome cuidado para não criar um discurso que só você entende.

falar em público

Além dessas Dicas realizamos em nosso canal uma série de vídeos onde falo melhor sobre o assunto e destaco alguns pontos importantes.  Clique aqui e assista! 

Benefícios de falar em Público

falar em público

Além de conseguir crescer em sua carreira por meio do falar em público, existem outras vantagens que muitas vezes são ignoradas. O fato de se expressar publicamente te leva ao autoconhecimento, além de melhorar sua autoestima, criatividade e fortalecer sua imagem. Não acredita? Separamos alguns desses benefícios:

Melhora a autoestima: influenciar o outro e ser também influenciado por ele é muito importante para a autoestima. E esse exercício é constante quando se fala em público. Você desenvolve um tema, se prepara e há uma relação de troca quando está falando com outras pessoas.

Fortalece a imagem: você se preparou, está com a confiança lá em cima, por isso, você será capaz de emitir as palavras de forma segura. Isso torna você uma pessoa com boa imagem perante aos seus colegas e ouvintes.

Melhora o raciocínio lógico: é preciso ter um discurso bem estruturado, sabendo usar muito bem as palavras. Evite a ambiguidade, seja claro, isso ajuda a fortalecer o seu raciocínio, pois você precisará pensar mais.

Estimula a argumentação e criatividade: assim como o raciocínio lógico, a argumentação e a criatividade também são exercitados com o falar em público. Argumentar com fatos te ajuda a conquistar confiança. Seja criativo e o seu público terá no que pensar mesmo depois que você terminar seu discurso.

Promove o autoconhecimento: você só pode falar aos outros depois de se autoconhecer. O processo do falar requer um processo de autoconhecimento poderoso, afinal, cada discurso está carregado com a sua bagagem de vida.

Em nosso curso Impulsão Profissional trabalhamos com uma seqüência de Formações na área de Coaching, dentro delas está o Life Coach e o Palestrante Coach ambas auxiliam diretamente no autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional além uma nova profissão.

  • Acesse nossa página oficial e saiba mais: http://clailtonluiz.com/impulsao
Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!

Você também pode gostar de:

3 Dicas para Falar em Público e se tornar um Pales... Com essas 3 dicas você nunca mais terá medo de se expor… O maior medo da humanidade não é a morte... E sim, falar em público. Mas, você sab...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!