11 Passos Simples e Assertivos para Estudar EAD

ead
Me lembro quando comecei meu primeiro curso EAD e fiquei pensando como seria….
Várias coisas me passaram pela cabeça, entre elas, será que vou aprender mesmo?

Por isso, eu me dediquei em algumas coisas relativamente simples, mas que melhoraram muito meu aproveitamento ao longo do curso.

No meu caso eu terminei em 9 meses, vi muita gente terminando em menor tempo, mas eu tinha um objetivo, não queria ser mediana, queria estar entre os melhores e sabia que para isso seria necessário muita qualidade e dedicação.

Acredite, estudar a distância é muito mais simples do que parece, e vou além, não é necessário uma receita milagrosa, são coisas simples que garantem resultados excelentes

  1. Procure uma boa conexão de internet. Os estudos não rendem bem se toda hora a tela fica travando ou carregando.
  2. Procure um lugar que não seja interrompido, ou que tenha distrações que porem tirar o foco. (ex: lugares na casa com fluxo de pessoas, muito barulho)
  3. Desligue o celular, redes sociais, e silencie todas as notificações de tela. Esse foco é importantíssimo. 30 minutos efetivamente concentrado valem muito mais que 2 horas quebrando o raciocínio a cada notificação ou bip de mensagem.
  4. Tenha um caderno para fazer anotações relevantes sobre o conteúdo, o processo cognitivo passa pela escrita. No meu caso eu comprei um fichário e fiz por módulos. Cada módulo eu deixei em uma ficha.
  5. Tempo demasiado estudando não é sinônimo de aprendizado. O cérebro absorve uma quantidade de conteúdo. Esse limite pode variar de pessoa para pessoa. Respeite esse limite e se certifique que realmente não está indo além do que sua mente pode processar. No dia seguinte, antes de iniciar o estudo, pense no tema da aula anterior e tente lembrar, se não estiver se recordando, pode ser que esteja indo além do que a mente está processando.
  6. Respeite seus limites. Separe tempo para estudar, dormir, comer, passar tempo com sua família e amigos.
  7. Estabeleça uma rotina de estudo e realmente faça disso um compromisso. Sugiro fazer uma rotina mensal, e nessa rotina ter dias também para o item 6 (família / amigo e para você), e tenha um “escape” deixe alguns dias livres para remanejar algo em caso de imprevisto.
  8. Crie recompensas por cada objetivo concluído. A cada módulo terminado uma recompensa. (No meu caso era Sundae ou Comida Japonesa)
  9. Na dúvida, pergunte! Use o suporte oficial. Evite perguntar para quem ainda não está apto a auxiliar, muitas vezes na intenção de ajudar as respostas podem ser equivocadas, ou não ser tão efetivas quanto as respostas dadas pelo suporte oficial.  
  10. Quantidade não é sinônimo de qualidade. Tenha como foco se formar com qualidade e não em tempo recorde.
  11. Faça a próxima lição somente após ter concluído a anterior completamente com as tarefas. As tarefas são feitas para que o conteúdo seja reforçado. Além do acúmulo que isso pode gerar e o estresse para entregar tudo depois de uma única vez, possivelmente para fazer a tarefa com qualidade precisará revisitar a lição.  

E última dica, e não menos importante.

Aproveite a jornada! Aproveite cada aprendizado! Realmente coloque em prática na sua vida cada lição, pois assim aprenderá melhor e terá mais autoridade quando for ensinar outros a colocar também em prática

O momento de aprendizado pode e deve ser um momento prazeroso!

Coach Milla Carvalho Russo

Você também pode gostar de:

Como perder o medo de Fechar contratos de Coaching Mais de 70% dos profissionais de Coaching que vão para o mercado de trabalho hoje sentem-se inseguros. Tornando-se a profissão desvalorizada!!! As ...
Principais desafios e dificuldades do Empreendedor... A crise pode ter trazido muitos aspectos negativos para todos os brasileiros, mas há um ponto que temos que conversar. O Empreendedorismo! Que nós últ...
Inteligência Emocional: 3 Livros para Fortalecer a... Ter Inteligência Emocional é ter a capacidade de identificar os próprios sentimentos e emoções de forma mais simples. O conceito foi definido pela p...
5 Passos para abrir o seu Próprio Negócio!! A vontade de abrir um negócio pode surgir por diversos motivos. Em alguns casos, o desemprego “força” o indivíduo a buscar outras formas de se mante...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *