5 Erros que um Coach jamais deve cometer

Um homem ainda jovem, ambicioso chega ao topo da empresa onde trabalha. Entra na sala do presidente e diz:

“Senhor, como é de seu conhecimento, fui apontado pela diretoria para sucedê-lo como o presidente do banco e ficaria muito grato por qualquer conselho e ajuda que o senhor pudesse me dar”.

O velho homem diz: “Filho, sente-se. Tenho duas palavras que servirão de conselho para você. Duas palavras”. “Quais são?” perguntou o jovem executivo. “Decisões certas”, disse o chefe.

O jovem pensou um momento e disse: “Senhor, isso certamente é muito útil, mas como se faz para tomar as decisões corretas?”

O velho homem respondeu: “Uma palavra: experiência“. “Obrigado, senhor”, disse o jovem. “Estou certo de que isso me ajudará bastante. Mas, como se pode fazer para obter experiência?”

O homem sorriu e disse: “Duas palavras: Decisões erradas”.

fonte: Joel Comiskey, “Multiplicando a Liderança”.

Nos últimos anos, ofertas de serviços de Coaching se multiplicaram no Brasil e consecutivamente multiplicaram-se também o número de reclamações de profissionais desqualificados.

Preparamos neste artigo os principais erros que você nunca deverá cometer como Coach.

Faça uma rápida pesquisa no Google para notar a explosão de ofertas e serviços em relação Coaching no Brasil. Segundo especialistas, há ainda mais espaço para o crescimento deste mercado.

Com o número de profissionais que oferecem serviços de Coaching em alta, é importante observar alguns erros relevantes:

#1 Erro: Comparar o Coaching a uma Consultoria

Muitas pessoas não entendem, mas há uma diferença imensa entre os serviços de Coaching e os de Consultoria. “Durante um processo de Coaching a pessoa é provocada a refletir, mas deve encontrar as respostas sozinha. Na consultoria ela ganha o peixe, no Coaching, aprender a pescar.  

#2 Erro: Achar que experiência corporativa é o principal

Para um mentor ou conselheiro de carreira a experiência corporativa é a grande credencial. Mas, para o Coaching essa experiência não é preponderante, pois a experiência que deve ser levada em conta na hora, não é corporativa e, sim, a de Coach. 

#3 Erro: Trabalhar sem Credencial a uma Instituição

Pelo fato do Coaching ser um ensinamento com o objetivo de elevação pessoal e profissional, encontramos no mercado muitas pessoas que nem se quer realizaram uma formação na área mas se intitulando como Coach, apenas acreditam que realizar algumas horas de palestras motivacionais dão a elas a licença de ajudar efetivamente pessoas e empresas. 

Entenda, o Coach é um processo longo e intenso com a função de garantir resultados a longo prazo.

#4 Erro: Trabalhar sem referências ou cases de sucesso 

Ninguém contrata um profissional que não forneça referências que comprovem o calibre de um case. Profissionais que possuem referências ou depoimentos de clientes que já experimentaram seu processo, tem uma vantagem absurda no mercado.

#5 Erro: Querer que o Cliente realize o processo a todo custo

Muitos profissionais visam somente a questão do retorno financeiro em relação ao processo de Coaching. Pressionam os clientes sem respeitar o tempo e investimento que cada particularidades possui. Faz parte do Coach agir com empatia ao seu cliente, entender com compreensão todos os pontos.

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!
Tenha um ótimo dia! ☺

Você também pode gostar de:

O que é Coaching e como posso transformar isso em ...   Você já deve ter ouvido alguém falar: "eu trabalho com Coaching", "eu vou fazer um Coaching", ou ainda, " faz um Coaching que vai te ajudar......
Coaching no horário Nobre da Televisão O Coaching vem conquistando cada vez mais as pessoas. Já observamos há algum tempo o tema sendo explorado em diferentes tipos de mídias, e agora che...
Como se tornar um Coach de Sucesso em 2018? Existe algum segredo para se tornar um Coach de Sucesso? Não! Existem atitudes que podem ser tomadas para que o profissional se torne ainda mais com...
Empresário: 3 Coisas que Você Precisa APRENDER na ... Sempre falamos aqui sobre a relevância do Coaching para as Pessoas e Negócios, mas hoje queremos falar de algo específico, Recrutamento de Colaborador...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!