Empresário: 3 Coisas que Você Precisa APRENDER na hora de Recrutar o seu Time

empresário-recrutamento

Sempre falamos aqui sobre a relevância do Coaching para as Pessoas e Negócios, mas hoje queremos falar de algo específico, Recrutamento de Colaboradores!!É comum que o empresário e dono de negócios sempre se concentre em planos, ações e estratégias para aumentar o faturamento.

Mas ao mesmo tempo esquecem de parar e prestar atenção no que faz a roda girar em uma Empresa. Em outras palavras, o seu time veste a camiseta da Empresa??

O Empresário deve ter em sua mente que o Negócio só se tornar sustentável com a contribuição do Colaborador.

O Colaborador é o profissional que ajuda o Empresário a construir o legado de sua Empresa. Ou seja, na hora de realizar a contratação de colaboradores é fundamental que o profissional responsável pela recrutamento haja com prevenção! 

Os modelos de negócios atuais buscam por candidatos que procuram por um trabalho e não emprego. Em um artigo explicamos a diferença entre essas duas questões, caso deseja fazer também a leitura deste material, clique aqui!!

Por outro lado, encontramos ainda aquele empresário que visa como prioridades outros aspectos da Empresa, esquece que um negócio é feito de pessoas, e que seu time deve estar alinhado com a sua missão.

Aquele velho discurso “o funcionário não faz mais que a obrigação” é algo que deve ser extinto de toda e qualquer gestão empresarial.

Atualmente aquele contrato de 3 meses de Experiência entre o candidato e a Empresa não valida somente a questão da empresa avaliar o candidato, mas também o candidato avaliar a empresa, se ambas as partes constituem-se dos meus propósitos.

3 Coisas que Você Precisa APRENDER na hora de Recrutar o seu Time

#1 Hierarquia Horizontal:

Trabalhar na linha horizontal trás ao Empresário o crescimento escalável do negócio.

Vantagens: Funcionários sentem-se motivados devido às funções e responsabilidades do cargo. Além disto o custo operacional se torna mais baixo, pois não a necessidade da contratação de vários gerentes.  

Em hierarquia horizontal os funcionários tomam decisões operacionais facilitando o dia a dia de seus superiores, geralmente as equipes trabalham com metas, sempre levando em consideração a política da empresa.

Além disto podemos destacar que o  trabalho em equipe flui de forma natural, em conjunto os colaboradores criam soluções, a comunicação entre os setores é assertiva!

#2 Hora de Recrutar:

Antes de realizar qualquer recrutamento é importantíssimo que o Empresário tenha os pontos abaixo definidos:

Missão: o motivo pelo qual você criou a sua Empresa?
Visão: Onde Você pretende chegar com a sua Empresa? 
Valores: Quais são os princípios de sua Empresa?
Mapa Estratégico: Qual é o plano de Estratégias da sua Empresa para alcançar o que se deseja?

Para que seu time vista a camiseta da Empresa, tenha esses pontos extremamente definidos!!Isto influência diretamente na contratação de um funcionário.

3: Dica Incrível:

Contrate caráter,  treine habilidades!!

Pode parecer clichê, mas ao longo dos anos passamos por diversos processos de recrutamento com diferentes clientes, e o que podemos constatar é: 

A transparência entre o colaborador e empresa é a chave de uma parceria a longo prazo.
Outro aspecto relevante neste processo, é o fato do candidato ter interesse em crescer na empresa, possuir ambições quanto suas atividades!

Se analisarmos os modelos de negócios das empresas que mais tem sucesso hoje, constatamos 3 Características cruciais:

Primeira:

Inovação: empresas que não param em seu tempo, que estão sempre experimentando e aplicando estratégias novas, dificilmente são influenciadas por fatores externos, como a crise econômica! Elas enxergam além do seu metro quadrado.

Segunda:

Motivação: Sempre estão motivando seu time, seja através de bonificações  ou participação nos lucros por atingirem os objetivos e metas da empresa. Os líderes de sucesso tem em seu mapa estratégico que: “juntos chegaremos mais longe”.

Terceira:

Valores: Seus Valores são constituídos por princípios onde o lucro é uma consequência de um bom trabalho, e não o principal objetivo!!


Ao mesmo tempo que você precisa VENDER todos os dias, você também precisa que a sua Equipe esteja alinhada. Ter definido as funções e responsabilidades de cada colaborador, criar e aplicar processos com o Objetivo de Otimizar Tempo e Custos são fundamentais!!!

O processo de construção de um time que vence campeonatos  é um pouco diferente do que a maioria dos empresários constroem. Você não cria um time com base no “eu mando, você obedece”, muito menos trabalhando com a hierarquia vertical, como citamos anteriormente.

Qualquer pessoa pode ter um time de sucesso, mas o que diferencia um time de sucesso de curto a longo prazo é a forma com que seus princípios são construídos ao longo da jornada.

Como ter um Time Campeão, que bata todas as metas?

Faça as perguntas!!!

1: Que tipo de pessoa eu quero dentro da minha empresa?

2: Quero um perfil profissional Experiente com comportamentos já de vivência ou um profissional com pouca experiência que posso moldar conforme ao que desejamos?

3: Qual a visão de futuro deste candidato?

4: O que este candidato está disposto a fazer pela Empresa?

5: Quais são seus objetivos profissionais?

Mergulhe em questões pessoais. A alta rotatividade de profissionais dentro de uma empresa se leva em consideração do fato de seus gestores não realizarem um recrutamento assertivo, e também não realizar o acompanhamento deste profissional no período de experiência.

A integração ao negócio é imprescindível. Fazer o colaborador pensar no seu papel na Empresa!

Percebe a diferença?

Esse é um modelo de introdução para novos recrutamentos, ou ainda como exercício para ser realizado com a atual equipe.

Existem alguns modelos de recrutamento para Você construir um time Campeão, esse é apenas um deles. Um segundo passo é aprender com uma Equipe Especialista em Empresas e Gestão de Pessoas, exatamente o que ensinamos para os nossos clientes!

Aqui abaixo vou deixar o link do nosso Programa Impulsão Empresarial: http://impulsaoempresarial.com/

Transformamos Empresas em Negócios de Sucesso em 3 meses!!

Faça isso ANTES que os seus concorrentes façam!!!

 

Você também pode gostar de:

As 5 Profissões Liberais que Melhor Remuneram no B... Iniciar o ano com uma Carreira Profissional Próspera, conquistando os objetivos com qualidade de vida, esse é o sonho da maioria dos brasileiros atual...
Professora torna-se Coach e conquista o sonhado Re... Luciane Ulguim case de sucesso do curso de Coaching - Impulsão Profissional!!! Ela é professora e pedagoga na cidade de Pelotas - Rio Grande do Sul,...
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL PARA O COACH EM... O Coach não deveria se preocupar em conseguir clientes. Existe de um lado uma parcela da população que grita em silêncio por ajuda para trilhar um cam...
Como nascem e morrem as Empresas Brasil tem uma das maiores taxas de empreendedorismo do mundo!! Quem nunca sonhou em fazer o que gosta e ainda ganhar um bom dinheiro? Motivados ...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *