Como se tornar um Coach de Sucesso em 2018?

sou um Coach de Sucesso

Existe algum segredo para se tornar um Coach de Sucesso? Não!

Existem atitudes que podem ser tomadas para que o profissional se torne ainda mais competente.

Há também algumas características que o Coach deve ter, e é sobre elas que falaremos hoje.

Entenda que lidar com as pessoas pode ser complexo, mas para quem já ama este contato, o restante do trabalho flui melhor.

Confira quais são as 10 características para se tornar um Coach de Sucesso, ajudando pessoas a mudarem de nível e sua vida!!

1ª característica: O Coach deve estimular as ideias do seu Coachee sem impor as suas

Muita gente pode confundir, mas o Coach não dá conselhos, o que ele faz é um trabalho de estímulo da criatividade.

Para isso é utilizada a andragogia, isso significa que o profissional tem um conhecimento e o coachee tem outro conhecimento, que juntos fazem um grande trabalho.

Neste caso são utilizadas as experiências de vida do cliente, que são valiosas para o processo. Nessas experiências do coachee está a solução do problema, ele só não sabe como encontrar.

2ª característica: Um bom Coach é um bom fazedor de Perguntas

Saber fazer a pergunta certa é essencial para o processo de Coaching.

Quando você não consegue responder a uma pergunta, o motivo pode estar em quem fez a pergunta. Para obter as respostas certas é preciso fazer as perguntas certas.

O cérebro humano gosta de perguntas e é extremamente estimulado por elas. Quando o questionamento correto é feito, as respostas surgem com maior facilidade. Perguntas e respostas fazem com as pessoas se abram para a solução de problemas.

3ª característica: O Coach deve ter uma escuta Ativa

Durante a sessão de Coaching, o Coach precisa estar bem concentrado e focado no que o Coachee está dizendo.  O profissional não deve se distrair, olhar para os lados, escrever, ele deve ouvir.

Qualquer palavra dita pelo Coachee pode ser essencial na hora de elaborar as perguntas poderosas. O profissional não deve falar mais que seu Coachee, as também não pode permitir que a sessão vire um monólogo.

Caso o cliente fique repetitivo, o Coach pode pedir para que ele mude de assunto por meio das perguntas certas.

4ª característica: Supervisão

Um bom Coach não vacila em relação à supervisão do seu cliente. Ele deve estar atento, afinal, esse foi um dos motivos pelo qual o profissional foi contratado. O Coachee é uma pessoa que não consegue dar continuidade aos seus projetos e precisa do incentivo do treinador.

Mas atenção! O Coach não deve acompanhar seu Coachee como um carrasco, mas como um treinador, que motiva e estimula o desejo de alcançar a meta proposta durante as sessões.

O treinador entra e contato pelo telefone e por outros meios para que o Coachee não desanime e para saber como anda o cumprimento dos compromissos.

profissões

5ª característica: Ambiente seguro

Todo Coach de sucesso promove um ambiente seguro entre ele e o Coachee. O cliente deve estar ciente de que pode falar sobre o que for necessário para alcançar sua meta.

O Coach por sua vez, deve ser extremamente ético, dando ao Coachee a certeza de que ele está neste ambiente seguro.

O profissional deve agir com ética e jamais compartilhar os assuntos das sessões com outra pessoa. Preparar este ambiente seguro, faz com que o cliente viva com intensidade o processo de Coaching.

O Coachee deve se apresentar se máscaras, só assim será possível entender e que real situação ele se encontra.

6ª característica: Happort

É muito importante que o Coach seja um especialista em happort. Isso nada mais é do que a habilidade de se relacionar com outras pessoas, de encantar pessoas por meio da própria vida, das atitudes e também do comportamento.

Existem técnicas de happort para fazer com que as pessoas acreditem, se empolguem e confiem em você. Desenvolver essa habilidade é essencial para os profissionais que desejam que seus clientes atinjam outro nível em suas vidas.

7ª característica: Ferramentas

O coach de sucesso não deve abrir mão de ferramentas antes e durante as sessões. Essas ferramentas podem ser variadas, indo de softwares, passando pelas planilhas e até jogos e dinâmicas podem ser usados.

Todas essas ferramentas devem fazer com que o coachee atinja seus resultados. Antes mesmo da sessão o treinador deve planejar quais serão as ferramentas necessárias.

Neste processo, deve considerar que a sessão pode mudar de rumo, e também é necessário se programar para isso. Forme uma “caixa de ferramentas” e coloque nela tudo o que você acredita que vá fazer alguém alcançar algo na vida.

8ª característica: Gestão de tempo na sessão

O planejamento da sessão é essencial para que o coach saiba quanto tempo ele terá com o coachee. Para isso, o profissional se programa, elabora um roteiro e define quanto tempo durará a sessão.

A gestão deste tempo é muito importante, afinal, uma sessão bem sucedida é aquela onde o coach apresentou as ferramentas, o roteiro, ouviu e definiu as tarefas a serem realizadas até a próxima sessão.

9ª característica: Investe em conhecimento

Um bom coach sempre investe e conhecimento pessoal e sempre busca aprender mais. É preciso adquirir conhecimento, e isso de dá por meio da leitura, do estudo e do aprendizado constante.

Sempre separe um tempo para investir nesses conhecimentos, leia livros na sua área, estude o ninho no qual você está inserido, participe de palestras, workshops, treinamentos entre outros. Hoje existem até opções gratuitas na internet, basta investir tempo para encontrar.

10ª característica: Amar pessoas

A principal característica do coach é ser um apaixonado por pessoas. É preciso observar, a pessoa se irrita facilmente com outras pessoas, deve corrigir essa postura se deseja ser um coach de sucesso.

Lembre-se: ao oferecer um ambiente seguro, você passará a conhecer o pior de um coachee, por isso, saber lidar com pessoas é essencial. Agora, se já gosta de ajudar, se ama o ser humano, então já está no caminho certo para se tornar um coach referência.

Em nosso curso Impulsão Profissional apresentamos aos profissionais de Coaching uma Metodologia testada e aprovada em centenas de Empresas pelo Brasil!!
Ensinamos nossos alunos o que fazer e o principal, o que não fazer no mercado de Coaching!
Temos como objetivo Impulsionar  Profissionais a uma Carreira de Excelência aliada a Qualidade de Vida!

E também oferecemos uma oportunidade de trabalho caso o profissional esteja buscando ingressar na área de Coaching mas como protagonista.

Se você tem interesse, clique aqui e acesse nossa Página de Seleção!

Espero que tenha gostado do texto, nos acompanhe em nossas Redes Sociais e compartilhe com os Amigos. Todos os dias compartilhamos materiais gratuitos com informações e dicas para você Impulsionar sua Carreira!

Você também pode gostar de:

Transforme seu Mindset de maneira Simples A nossa Mentalidade, a forma com que pensamos e agimos pode nos levar a um nível superior ou inferior. Nos últimos anos temos presenciado uma enorme o...
⏰ Coach: O que fazer quando o Coachee se atrasa pa... Coach você já deve ter passado por isso e se não passou pode ter certeza que irá passar. Você planeja, programa com toda a dedicação uma sessão brilha...
Qual a Missão de sua Empresa? A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência. A Missão mostra ainda, a definição do negócio. Muitas ...
Mercado de Coaching: A importância da Qualificação... Assim como diversos segmentos em crescimento o mercado de Coaching também é usado de forma oportunista por algumas pessoas.  A prostituição no mercado...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Comentários em “Como se tornar um Coach de Sucesso em 2018?

  1. Claiton, depois de muitas tentativas de mudanças sem sucesso, hoje me vejo como um desafio, preciso da sua ajuda!

    Responder

    1. Olá Elisângela, tudo bem?
      Estamos a disposição!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários em “Como se tornar um Coach de Sucesso em 2018?

  1. Claiton, depois de muitas tentativas de mudanças sem sucesso, hoje me vejo como um desafio, preciso da sua ajuda!

    Responder

    1. Olá Elisângela, tudo bem?
      Estamos a disposição!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *