Coach, como acabar com as Crenças Sabotadoras do Coachee

coachee o que é

Você ouviu falar em crenças sabotadoras? Elas são aqueles pensamentos que nos impedem de progredir.

Por meio de crenças sabotadoras ou limitantes, nos vemos em situações onde não conseguimos tomar decisões. E já sabemos que a falta de atitude pode atrasar em muito o progresso de qualquer pessoa, seja na vida pessoal ou profissional.

As crenças limitadores não surgem por um acaso do destino. Elas já começam a agir desde a nossa infância, quando começamos a receber as primeiras informações.

Quando isso é somado às experiências de cada um, surgem as crenças, que podem ser positivas ou negativas. São exatamente essas crenças negativas que levam o nome de sabotadoras ou limitantes.

Ouvir muitos nãos, é um bom exemplo de como essas crenças podem nos limitar no futuro. Uma pessoa que sempre ouve: “não suba aí, você vai se machucar”, “não pode fazer isso”, na vida adulta pode associar o crescimento, ficando com medo de atingir novos horizontes.

E mais, essas pessoas tendem a achar que a situação é pior do que realmente é.

O primeiro passo para abandonar essas crenças limitantes é entender que elas são só isso: crenças!!!

O efeito sabotador que elas têm foi criado pelo nosso cérebro. Entendendo isso, podemos então realizar ações que antes não acreditávamos ser capazes. Neste processo, o autoconhecimento se faz indispensável.

Como surge a auto-sabotagem?

Você já parou para pensar por que não tem conseguido atingir os seus resultados? Já refletiu sobre qual foi o motivo de não tomar uma decisão importante?

Isso pode ser a auto-sabotagem!

Mas calma, é possível se livrar dela e você vai descobrir como fazer isso. Antes, porém, entenda como essas crenças sabotadoras acontecem na vida de uma pessoa.

A auto-sabotagem pode aparecer nos momentos mais corriqueiros de nossa vida. Já falamos da infância, onde experiências negativas têm um papel determinante nessas crenças. Outra forma, é ao assistir um jornal, por exemplo, são tantas notícias ruins, que podemos perder a motivação.

A visão equivocada de que só é rico quem consegue juntar muitos bens materiais é um outro exemplo de como surge a auto-sabotagem. Pensando assim, você ficará com medo do fracasso e não será capaz de progredir. É necessário ter muita atenção com o discurso por trás do que ouvimos e falamos.

Ressignificar é a palavra de ordem

As palavras têm um poder que muita gente desconhece. Mas é necessário ouvir e ler além. Quando alguém nos fala: “não faça isso, você vai se machucar.” É preciso entender que isso serve para uma situação X e que nem sempre é verdade. Não Devemos tomar um exemplo como algo para todos os setores da vida.

Procure analisar todo o discurso, sendo ele negativo ou positivo. Não desligue o jornal na parte da notícia triste. Existem boas notícias também, elas podem nos inspirar.

Fique atento à essas crenças sabotadoras, pois assim, você pode criar mecanismos de defesa, eliminando este mal que não deixa você progredir.

Uma dica excelente para eliminar as crenças limitantes é tirar a palavra tentar da sua vida. O tentar em si é uma forma de auto-sabotagem.

É preciso ir e fazer com que o projeto aconteça, não importa qual seja. Outra dica é se afastar das pessoas negativas e relações desgastantes, que apenas sugam a sua energia.

Dando outro significado aos discursos, você entenderá que uma crença sabotadora pode estar se formando.

Desse modo, você treina sua cabeça para eliminá-la, partindo assim rumo ao progresso. Lembre-se: o que uma pessoa diz a seu respeito, não define quem você é. Basta aprender a entender como esse processo funciona.

O papel do Coach na eliminação das Crenças Sabotadoras

Quando se fala na eliminação das crenças limitantes e sabotadores o coach aparece com um papel essencial.

Quando o coachee (cliente) tem tais crenças, o profissional atua para ajudar nessa ressignificação. O objetivo é que esse cliente possa se livrar do que o impede de alcançar resultados.

Cada situação pode nos trazer algo bom, mesmo aquelas onde não vemos nada a princípio. Com o coaching, conseguimos extrair sempre o melhor de cada situação, mesmo as mais adversas.

O cliente é estimulado a focar em qualidades e possibilidades, eliminando tudo o que puder limitar esse pensamento.

É preciso mostrar para o coachee que nem sempre tudo que lhe falam é verdadeiro. Por exemplo: Alguém disse que você não é capaz? Isso não é verdade! Uma relação deu errado na sua vida? Isso não faz de dele uma pessoa ruim, e mais, isso não significa que as relações futuras também não darão certo.

Isso significa que Coachee ainda tem caminho pela frente, e é só isso. Ter consciência e buscar com que o Coachee sempre veja o lado otimista da situação. Isso muda a visão dele sobre o  mundo, eliminando essas crenças que não te deixam progredir.

Seguindo em frente sem as crenças Sabotadoras

Quando passamos a ver cada coisa de uma forma mais otimista e positiva, podemos mostrar ao Coachee as várias possibilidades de uma situação pode oferecer.  Eliminar crenças limitantes é autoconhecimento!!

Quando o Coachee aprende a ver o mundo de forma mais positiva, as crenças sabotadoras começam a ir embora. Não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mundo tão caótico, mas nossa mente é a nossa força e é  ela quem manda em todo o resto, Coach você deve ensinar isso ao seu Coachee!!!

Otimismo e Atitude para encarar todas as experiências sem esperar que elas sejam negativas.

Se o seu Coachee não está progredido, tente ter uma postura diferente depois de ler esse artigo. Temos certeza de que você Coach vai alcançar os objetivos com o seu Coachee. 

Mas se mesmo assim você deseja aprender técnicas mais avanças de Processos de Coaching e até mesmo inovar na profissão, conheça nosso Curso Impulsão Profissional.

Como o objetivo de espalhar a metodologia Line Coaching pelo Brasil, criamos o Impulsão Profissional, para pessoas que buscam por uma nova oportunidade de trabalho e também para Profissionais que já atuam na área de Coaching.

O curso é formado por 5 Certificações, onde o profissional que já atua na área pode estar realizando as certificações que ainda não possuem, são elas:

Analista Comportamental:

É o profissional que estuda e analisa com intensidade o comportamento das pessoas, com o objetivo de identificar pontos fortes e fracos, habilidades, princípios e valores. Está técnica pode ser aplicada em seleções de empregos com o objetivo de encontrar o perfil ideal para vaga, também pode ser usadas com pessoas que desejam mudar comportamentos de maneira rápida a fim de atingir determinados resultados.

No cenário atual em que vivemos, rodeados de inovação e mudanças constantes de hábitos, ter profissionais que trabalhem com análise comportamental torna-se um grande diferencial no mercado tanto para pessoas como empresas.

A análise comportamental pode ser ainda usada para estudar a evolução do comportamento humano, estudar tendências em distintos segmentos e ser aplicada a diversas profissões.

 Executive Coaching:

Este profissional trabalha o desenvolvimento do Coachee (cliente) que visa obter uma alta performance profissional, que desejam criar uma carreira de reconhecimento e resultados sólidos. Através de metodologias específicas o profissional que exerce Executive Coaching realiza o aprimoramento do indivíduo no cenário corporativo.

Aperfeiçoar competências e habilidades, criar processos que visam a produtividade e a otimização do tempo de equipes e desenvolver ações que reduzam custos são alguns dos objetivos do profissional que trabalha com Executive Coaching.

Palestrante Coach:

O Palestrante Coaching tem foco de apresentar o Coaching de forma ampla e específica com o objetivo de ampliar o senso  de mudança e promover uma nova mentalidade ao grupo de pessoas. que o assiste.

Leader Coaching:

O Leader Coaching é uma especificação para profissionais formados em Coaching e profissionais como: Executivos, Diretores, Supervisores e até técnicos de equipes esportivas que tenham o objetivo de aprimorar técnicas e processos para conquistar um melhor desempenho de suas equipes!

Life Coach:

O profissional que trabalha com o Life Coach implica em apoiar o coachee (cliente) a descobrir, criar e sustentar o que ele mais quer e, profundamente, deseja para sua vida pessoal e profissional.

Temos certeza de que você Coach vai alcançar os objetivos com o seu Coachee!!!

Você também pode gostar de:

Coach: 9 Perfis de pessoas para você aplicar o pro... O processo de Coaching tem o objetivo de aumentar os resultados positivos em uma pessoa ou empresa através de técnicas e ferramentas assertivas. ...
Quanto tempo deve durar uma Sessão de Coaching? O processo de Coaching é bem diferente de um processo psicoterápico ou de psicanálise. Ele tem um tempo determinado, do começo ao fim. Dificilmente o ...
Como construir uma boa imagem Profissional nas Red... Embora as redes sociais muitas vezes são usadas ​​como um diário ou um álbum de fotos, elas também pode ser usada como uma grande vitrine, para você p...
5 Erros que um Coach jamais deve cometer Um homem ainda jovem, ambicioso chega ao topo da empresa onde trabalha. Entra na sala do presidente e diz: "Senhor, como é de seu conhecimento,...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Comentários em “Coach, como acabar com as Crenças Sabotadoras do Coachee

  1. Excelente artigo…Parabéns…
    Eu me inscrevi para o Impulsão mas ainda não tive retorno…

    Responder

    1. Olá Karina, tudo bem? Primeiramente muito obrigada! Sobre a sua inscrição, vamos estar verificando!

      Desde já agradeço a compreensão!

      Responder

  2. Parabéns pelo artigo, atualmente sou aluno do programa impulsão profissional e de fato estou vivenciando dia a dia os resultados.
    Estou muito feliz com o aprendizado!

    Responder

    1. Olá Leandro! Ficamos felizes que esteja gostando dos nossos conteúdos! Continue nos acompanhando e interagindo!!

      Responder

  3. Muito bom o artigo. As crenças limitantes prejudicam e atrasam nosso crescimento e dos colchees.

    Responder

    1. Olá Suseli, obrigada pelo seu comentário!! Continue nos acompanhando!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários em “Coach, como acabar com as Crenças Sabotadoras do Coachee

  1. Excelente artigo…Parabéns…
    Eu me inscrevi para o Impulsão mas ainda não tive retorno…

    Responder

    1. Olá Karina, tudo bem? Primeiramente muito obrigada! Sobre a sua inscrição, vamos estar verificando!

      Desde já agradeço a compreensão!

      Responder

  2. Parabéns pelo artigo, atualmente sou aluno do programa impulsão profissional e de fato estou vivenciando dia a dia os resultados.
    Estou muito feliz com o aprendizado!

    Responder

    1. Olá Leandro! Ficamos felizes que esteja gostando dos nossos conteúdos! Continue nos acompanhando e interagindo!!

      Responder

  3. Muito bom o artigo. As crenças limitantes prejudicam e atrasam nosso crescimento e dos colchees.

    Responder

    1. Olá Suseli, obrigada pelo seu comentário!! Continue nos acompanhando!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *