COACH: 5 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE ÉTICA e CONDUTA

coach, conduta, ética

Resolvi escrever este artigo depois da reportagem que saiu no portal “Estado de Minas” no dia 22/08/2017 assinada pela repórter Junia Oliveira, o qual informa que a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o head master coach Christyano Malta da Casa Coaching de Belo Horizonte (a empresa tem representação em sete estados, no Distrito Federal e em três países), que foi denunciado por assédio por dezenas de vítimas.

A Sociedade Brasileira de Coaching, pioneira da formação no Brasil, elaborou um código de ética e conduta que tem como princípios:

1. O coach baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que tem como base a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

2. O coach trabalhará visando promover a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, bem como promover melhorias e resultados em empresas, negócios e organizações.

3. O coach atuará com responsabilidade por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento do coaching como campo de conhecimento e de prática.

4. O coach entenderá que sua formação e certificação em coaching o capacitam a atuar apenas no atendimento aos clientes de coaching, e não na formação de novos Coaches. A atuação competente e eficaz na formação de novos Coaches requer outro nível de capacitação, que deve ser obtida por meio de uma instituição idônea.

5. O coach assumirá como seu dever perante o cliente e a sociedade divulgar e cumprir as condutas éticas propostas por este código (Sociedade Brasileira de Coaching, 2011).

Todos os dias o Coach promove a oportunidade de auxiliar pessoas e empresas no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Desta forma, tirar proveito desse desejo de desenvolvimento, seja com qualquer intuito, é totalmente intolerável!

Para um melhor desempenho do Coach e do Coachee é fundamental uma relação de confiança, muitas pessoas que procuram os serviços de um Coach talvez nunca tenham ouvido falar da metodologia, mas estão atrás de uma oportunidade de serem mais realizadoras, felizes e mais harmoniosas.

Nenhuma pessoa deve, durante a procura, contratação, prestação e finalização de um processo de Coaching, sentir ou sofrer qualquer tipo de julgamento, aproveitamento ou situações que visem colocá-la em uma posição de desconforto.

É papel de todo Coach representar e ser exemplo para esta profissão, que visa ajudar pessoas a serem a melhor versão de si mesmo. A conduta ética permite, ao profissional, contribuir positivamente para o desenvolvimento da profissão, demonstrar seu comprometimento com o projeto que representa e se tornar um exemplo a ser seguido.

Coach Marcello Victor 

Life Coach & Coach de Carreira ,Tutor de Coaches na Line Coaching 

Fan Pagehttps://www.facebook.com/coach.marcello.victor/  

Instagramhttps://www.instagram.com/coach.marcello.victor

Você também pode gostar de:

A FORÇA DO COACHING: COMO MUDAR A SUA VIDA O objetivo de um Coaching é fazer com que uma pessoa , o cliente ou coachee, visualize os seus vícios e defeitos fazendo-o refletir e expandir ações s...
Qual a Missão de sua Empresa? A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência. A Missão mostra ainda a definição do negócio. Muitas v...
Você é a média das Pessoas que mais Convive Ao realizar uma auto análise podemos perceber comportamentos e hábitos muito parecido com os das pessoas que convivem perto. Sabe aquela frase que g...
Processo de Coaching: 3 Ferramentas que não podem ... Como em toda e qualquer profissão, o Coach deve ter dominância sobre as habilidades, competências e ferramentas necessárias para levar o seu Coachee a...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!