Coach, 5 Passos para criar a Missão da Empresa de seu Cliente

A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência, ela mostra, ainda, a definição do negócio. Abaixo preparamos 5 Passos para ajudar você Coach nesse processo.

1º Passo: Missão X Visão:

Enquanto a missão mostra o hoje, o presente, a razão de existir, a visão indica onde a empresa gostaria de chegar ou como desejaria ser vista no futuro.

Enquanto a missão é criada para ser perene (normalmente a missão não muda durante toda a existência da empresa, salvo raras exceções) a visão pode mudar com o passar do tempo, assim que ela é alcançada.

Geralmente a missão indica o que uma empresa se propõe a fazer.

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.”

Peter Drucker

2º Passo: Missão Pessoal X Missão Empresarial

A empresa do cliente é apenas um meio pelo qual  o cliente vai viver seus sonhos, certo?

Ela não deve ser o único sonho de vida dele. A empresa precisa ser um veículo que vai alimentar e não sugar a vida.

Por isso a importância de definir uma missão da empresa.

3º Passo: Missão X Liderança

Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada, é o estabelecimento de Missão, Visão e Valores da empresa.

Este é um aspecto da liderança, muito falado, pouco compreendido, e pior, raramente aplicado com propriedade. E muitas vezes não aproveitando a sua enorme potencialidade, como demonstrarei mais adiante.

Sempre que alguém da empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores.

Aliás, em minha opinião, este é um dos mais importantes papeis, desta estratégia.

4º Passo: Definindo a Missão

A missão deve ser uma obsessão de todos que trabalham  na empresa, a maioria das pessoas encontram-se perdidas e vivem inconscientemente atrás de instituições que lhes dê uma direção.

Como sempre falo em minhas palestras, é por isso que elas gritam amor ao seu clube de futebol. Por o clube lhes dá algo para que torcer. A empresa deve fazer o mesmo, dar ao seu colaborador, um campeonato para se jogar.

A missão é a cara da empresa, na verdade, a missão é a carteira de identidade do negócio. A missão da empresa deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem fazer. É uma declaração sobre o que a organização é sobre sua razão de ser.

A definição de missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes.

Fazer uma declaração da missão é o mesmo que escrever um testamento. Só que em vida. Em um testamento, você escreve o que quer que as pessoas façam depois de sua morte, certo?

Numa declaração em vida, você escreve o que vai acontecer com sua empresa em vida.

5º Passo: Criando a Missão

– Por que sua empresa existe?

– O que ela faz?

– Para quem?

– Como ele faz?

  • Quem é a (nome de sua empresa)?
  • Qual é a finalidade da (nome de sua empresa)?
  • O que a (nome de sua empresa) faz para reconhecer, antecipar e responder a esta finalidade?
  • O que a (nome de sua empresa) faz para ser diferente e única?

Exemplo de missão:

O McDonald’s explicitou assim sua “McMissão”:

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.”

É a seguinte a Missão orientadora da atuação do Sistema TELEBRÁS:

“Propiciar á sociedade serviços de telecomunicações adequados ao seu desenvolvimento político e econômico e ao bem-estar social.”

FORD

“Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando com a empresa e proporcionando retomo aos acionistas.”

LOCALIZA NATIONAL

“Oferecer soluções em transporte, através do aluguel de carros, buscando a excelência.

LOCALIZA NATIONAL FRANCHISING

“Administrar o franchising da Localiza National, buscando a excelência.”

BNDES – BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL

“Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.”

MISSÃO DA LINE COACHING

Nossa missão é auxiliar pessoas e organizações a atingirem um desempenho mais alto em todas as áreas que desejem potencializar.

Se você se identificou com a nossa missão, saiba que estamos procurando por pessoas que tenham o mesmo objetivo que o nosso.

Clique aqui saiba mais!

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Tenha um ótimo dia! ☺

Você também pode gostar de:

O que faz um Coach? Todos os dias recebo essa pergunta nas Redes Sociais, e ela é bem compreensível, pois não raro as explicações são sempre muito repetitivas e com expre...
Aprenda 3 Crenças úteis no Coaching! Podemos destacar dentro da área do Coaching 3 Crenças úteis que servem para aplicar a vida pessoal e profissional. 1⃣  O mapa não é o território ...
Mercado de Coaching: A importância da Qualificação... Assim como diversos segmentos em crescimento o mercado de Coaching também é usado de forma oportunista por algumas pessoas.  A prostituição no mercado...
Como nascem e morrem as Empresas Brasil tem uma das maiores taxas de empreendedorismo do mundo!! Quem nunca sonhou em fazer o que gosta e ainda ganhar um bom dinheiro? Motivados ...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Um comentário em “Coach, 5 Passos para criar a Missão da Empresa de seu Cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário em “Coach, 5 Passos para criar a Missão da Empresa de seu Cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *