7 Profissões Promissoras para 2018

profissões para 2018

Você já parou para pensar no futuro? Quando se fala em profissão, muita gente fica totalmente perdida, afinal, são muitas opções de carreira e vagas extremamente concorridas.

Por isso, é necessário conhecer e entender sobre as opções que mais têm a ver com o seu perfil. Pensar no futuro e em uma profissão promissora não é tarefa fácil, mas esse texto pode te ajudar.

Se você está prestes a entrar para o mercado de trabalho e ainda não sabe qual é a profissão que mais se enquadra com sua personalidade, essas dicas são para você.

Se você é um profissional com anos de mercado, mas com uma necessidade urgente de mudança, essas dicas também são para você.

Quantas vezes você já fez testes vocacionais? Quantas profissões já ouviu falar na vida? O número de possibilidades de carreira é imenso, a perder de vista, por isso, é preciso ter foco.

Mas ter foco não significa fechar os olhos para as outras possibilidades. É necessário estar aberto às novidades do mercado. Na grande maioria das vezes, a carreira de sucesso vem de onde nem se imagina.

Para saber para que lado você deve ir, é necessário entender que alguns mercados já são muito concorridos. Por outro lado, existem profissões que prometem ser promissoras em 2018. Passar por uma faculdade não significa ficar preso à uma única possibilidade, hoje, a maioria dos cursos oferece um imenso leque de opções.

Foi pensando nisso que escolhemos essas 7 profissões promissoras para 2018, dessa forma, suas escolhas podem ficar mais simples. Além disso, é muito importante saber que existem possibilidades diversas mesmo em tempos de crise.

Cientista de dados

O que faz: se utiliza da análise de dados, do conhecimento de software, da gestão comercial e das noções de estatística e matemática para reunir a maior quantidade possível de informações de big data disponíveis na rede para pensar em soluções e aprimoramentos em empresas, produtos e cadeias de distribuição.

Formação: há cursos específicos para a área, principalmente para graduados em TI, Matemática, Estatística, Análise de Negócios ou Engenharia.

Por que tem destaque: é o profissional capacitado para lidar com big data, a enorme quantidade de dados disponíveis na internet, que pode melhorar, tornar mais eficientes ou mais rentáveis processos internos.

Estatístico

O que faz: utiliza teorias matemáticas para determinar a frequência e a ocorrência de eventos anteriores e prever novos movimentos.

Seu trabalho inclui coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Além de conhecimentos em matemática, o estatístico tem grande domínio de linguagens e recursos computacionais para elaborar modelos matemáticos que simulem situações reais ou hipotéticas.

Atua normalmente em empresas como bancos, agências de marketing ou publicidade e órgãos oficiais de pesquisa.

Formação: Estatística ou Matemática.

Por que tem destaque: porque é o profissional responsável por comandar e manter a eficiência dos processos internos e encontrar padrões que tornem mais racionais as ações da empresa.

Coaching de Negócios

Coaching de Negócios é a mais nova tendência que está explodindo sobre pequenos negócios e empresários nacionalmente.

Estima-se que mais de 30% das pequenas empresas americanas estão usando o Coaching. (Fonte: Chicago Business News)

Resultados de uma pesquisa sobre Coaching com as 1000 maiores companhias segundo a Fortune, revela que participaram de um programa de “melhoria” e “crescimento” orientados por Coaching de 6 a 12 meses.

A pesquisa constatou que os participantes avaliaram o retorno sobre investimento do Coaching em 6 vezes o custo pago pelas suas companhias. Então, 18 mil reais investidos em um programa de Coaching Executivo gera um valor aproximado de 108 mil reais. (Fonte: Fortune Magazine).

Estudos recentes demonstram que o Executive Coaching e o Business Coaching são os meios mais efetivos para promover crescimento sustentado, mudança e desenvolvimento em indivíduos, grupos e organizações.

Observa-se também que os benefícios gerados para o profissional refletem diretamente nos resultados das empresas, fazendo com que mais empresas adotem esse processo eficaz. (Fonte: HR Monthly)

Quer saber como tornar-se um Coach de negócios? Clique aqui.

Gerente

O que faz: basicamente, gerencia diretrizes e define estratégias para comercialização de produtos e serviços.

Formação: cursos de Administração, Economia, Marketing ou Engenharia são valorizados.

Por que tem destaque: a crise econômica pela qual passa o país exige cada vez mais profissionais competentes que mantenham segura a área de comércio e vendas das empresas.

Desenvolvedor de aplicativos e engenheiro de software

O que faz: cria, desenvolve e aprimora softwares e aplicativos de celular.

Formação: Ciências da Computação, mas há cursos específicos.

Por que tem destaque: cada vez mais pessoas têm smartphones, portanto,seguem valorizados os programadores responsáveis por softwares e aplicativos.

Biotecnologo

O que faz: manipula agentes biológicos para obter bens ou fornecer serviços.

Formação: há cursos de Biotecnologia, mas as áreas podem ser diversas: Engenharia Biotecnológica, Ciências Biológicas ou Biomédicas. Graduados em Medicina, Biologia e Agricultura podem se especializar.

Por que tem destaque: utiliza conhecimento específico para lidar com possibilidades novas e muito diferentes entre si, como desenvolvimento de produtos alimentícios, controle de pragas em plantações ou mesmo fabricação de medicamentos.

Controlador Financeiro

O que faz: é responsável por monitorar e controlar as atividades financeiras de determinada empresa.

Formação: é recomendável formação em áreas como Administração ou Economia.

Por que tem destaque: novamente, a crise econômica surge como principal argumento. Quanto mais profissional e capacitado for o empregado responsável por comandar o setor financeiro, menos chance de a empresa ter problemas econômicos.

Dedicação e planejamento

Viu como as possibilidades são variadas? Todas as profissões precisam de alguma formação, especialização ou curso na área. Mas a principal dica é sempre se dedicar e buscar ser um profissional referência na carreira que escolher seguir.

Pensar no futuro não pode ser uma tarefa dolorosa, afinal, se houver planejamento e dedicação, tudo ocorrerá dentro do previsto. Investir tempo no seu futuro é cuidar para que suas escolhas sejam acertadas. E mesmo que já tenha um bom tempo de mercado, não deixe de arriscar. Ficar em um emprego só pela estabilidade não faz nada bem para sua autoestima.

Cada profissão tem sua importância e todas elas se enquadram no perfil profissional de alguém. Por isso, quanto mais você souber sobre elas, maior a chance de escolher a que mais tem a ver com você. Não deixe de pesquisar, pois só assim você conseguirá uma profissão onde pode mostrar todo o seu potencial.

A ideia por aqui é fazer você pensar no futuro, mas com a certeza de que está fazendo a escolha certa. E você, está feliz com suas escolhas? Alguma dessas profissões foi a sua escolha? Conte-nos mais sobre sua experiência na área escolhida.

Fonte: Gazeta do Povo

Você também pode gostar de:

Coach, 5 Passos para criar a Missão da Empresa de ... A Missão de uma empresa expressa o motivo pelo qual ela foi criada e a razão de sua existência, ela mostra, ainda, a definição do negócio. Abaixo prep...
Mercado de Coaching: Aproveite as Oportunidades Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para perceber uma enxurrada de ofertas de serviços de Coaching no Brasil. “Na América do Norte e Europa ...
Coaching: Entenda a diferença do processo comparad... É muito comum as pessoas confundir o processo de Coaching a outras modalidades de desenvolvimento. Como por exemplo Mentoria e Coaching ou Consultoria...
Por que mais de 70% das pessoas odeiam o trabalho ... Uma pesquisa realiza em Harvard pelo  professor Raj Sisodia apontou que mais de 70% das pessoas não gostam do trabalho que fazem. Mesmo a empresa forn...
Clailton Luiz

Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.

Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.


Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Comentários em “7 Profissões Promissoras para 2018

  1. Bom dia!
    Aonde posso fazer um curso de dedicação e planejamento?

    Responder

    1. Olá Paulo, em nosso curso apresentamos módulos específicos quanto a dedicação e planejamento!
      Acesse: clailtonluiz.com/impulsão

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários em “7 Profissões Promissoras para 2018

  1. Bom dia!
    Aonde posso fazer um curso de dedicação e planejamento?

    Responder

    1. Olá Paulo, em nosso curso apresentamos módulos específicos quanto a dedicação e planejamento!
      Acesse: clailtonluiz.com/impulsão

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *