6 Soluções para Você retornar ao Mercado de Trabalho com Sucesso!

Se você esteve fora de um trabalho por um tempo, então você já sabe o quão difícil é encontrar uma oportunidade em tempo de crise, principalmente depois de uma longa ausência.

Pessoas que estiveram fora do trabalho por um longo tempo, digamos, um ano ou mais, geralmente caem em uma das quatro categorias abaixo. Cada uma com seus próprios desafios específicos:

  • Pessoas tentando recuperar o emprego depois de um bom tempo parado;
  • Pessoas à procura de um emprego para complementar a renda ;
  • Transição de dona de casa para o emprego formal;
  • Transição de autônomo para a um trabalho de carteira assinada;

Se você estiver em uma dessas situações neste momento, pode ser mais difícil de encontrar um emprego do que trocar sua empresa atual por outra oportunidade em outra empresa.

Pelo menos um estudo descobriu que se você tem estado fora do mercado de trabalho por um ano ou mais, a sua chance de encontrar um emprego é apenas 9%.

Como recomeçar em torno dessa perspectiva fraca?

Em geral, a melhor estratégia para ser empregado o mais rapidamente possível, é procurar oportunidade no mercado na área em que você tem mais experiência. Qualquer experiência que você ganhou ao longo do caminho pode ser a chave que abrirá a porta para oportunidades mais substanciais.

Preparamos algumas estratégias que irá ajudá-lo neste momento.

1. Atribuições temporárias

Você pode em tempos de crise, buscar oportunidades em agência de empregos temporários. Não ignore essa possibilidade. 

Vários empregadores têm atribuições temporárias disponíveis, e muitas vezes podem oferecer muitas vagas. Procure esses postos de trabalho nas agências pela internet, ou pelo boca-a-boca. Mesmo se você não tem as credenciais específicas os empregadores estão interessados na sua flexibilidade e disponibilidade para colocá-lo na disputa.

Afinal de contas, as pessoas com competências mais específicas já estão provavelmente empregados em postos de trabalho permanentes, e não estão disponíveis para esse tipo de vaga.

2. Trabalhos específicos ou funções

Muitas empresas estão agora contratando empreiteiros para trabalhos que já foram empregados em tempo integral. Esta pode ser uma oportunidade para você que está pensando em voltar ao mercado de trabalho após uma longa ausência.

Faça uma lista das habilidades que você tem uma especialização particular. Então pesquise as empresas que estão à procura de alguém para trabalhar em uma determinada função em seus negócios. Por exemplo, uma empresa pode precisar de alguém que possa negociar com os credores. Se essa é uma das suas habilidades, pode ser uma função que você pode fornecer para que o negócio com base num contrato de trabalho específico. Pode até ser o início de um novo negócio para você.

3. Voltar a trabalhar para um empregador anterior

Empregadores anteriores são muitas vezes o melhor lugar para você buscar por uma oportunidade se você está fora do mercado de trabalho por um longo tempo. Mesmo que suas habilidades possam estar ultrapassadas, eles já sabem quem você é e que tipo de funcionário que você será. Eles podem preferir recontratar você, ao invés de trazer alguém que eles não conhecem.

Naturalmente, você só vai querer fazer isso com os empregadores com quem você teve uma experiência anterior positiva. E mesmo que não seja a melhor opção do momento, essa ponte é muito importante para você voltar ao trabalho. Depois de ter sido retrabalhado durante um ano ou mais, você pode começar a procurar por novas oportunidades.

4. Trabalho Voluntário

Um empregador que no momento não pode contratá-lo, pode estar totalmente disposto a fazê-lo em uma base voluntária. Este será um passo difícil a tomar, se você realmente está precisando de dinheiro (e quem não está?). Mas se é a única maneira de ganhar uma experiência relevante, pode valer a pena o tempo investido.

Trabalho voluntário pode ser uma maneira de obter a experiência necessária para conquistar um emprego remunerado. Além disso, se você provar o seu valor através do trabalho voluntário, um empregador pode oferecer-lhe uma posição paga, mesmo que esse não tenha sido o acordo original.

5. Concentre-se em empresas de pequeno porte

Quando se trata de encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho, as pessoas pensam naturalmente nas empresas de grande porte. Essas empresas geralmente pagam mais, oferecem benefícios, e fornecem uma decoração impressionante em seu currículo. Esses mesmos fatores no entanto, trazem muita concorrência entre os profissionais que também estão procurando grandes empresas. Tradução: grandes empresas provavelmente não são o melhor lugar para encontrar trabalho, principalmente se você estiver fora do mercado por um longo tempo.

Por essa razão, a melhor opção pode ser concentrar seus esforços em encontrar trabalho nas pequenas empresas. Essas empresas não têm uma longa fila de pessoas se candidatando por suas vagas de emprego, e por essa razão podem estar dispostos a dar uma chance para você, apesar de sua longa ausência do mercado de trabalho. Além disso, as pequenas empresas também tendem a ser mais flexíveis.

6. Forme-se como Coach

Por se tratar de uma das profissões mais solicitadas dos últimos tempos no mercado corporativo, essa pode ser a melhor oportunidade para você que está a tempo fora do mercado de trabalho. Muito além do que somente mais uma especialização que capacita alguém para exercer determinadas funções, seguir essa carreira proporciona também um autodesenvolvimento, revisão de paradigmas e estilo de vida. As pessoas que escolhem trilhar o caminho do Coaching ficam mais empenhadas a buscar por resultados, contribui para o aperfeiçoamento constantemente de habilidades pessoais e profissionais, refletindo positivamente em todos os outros setores de sua vida.

Se você quer empreender ou conquistar uma oportunidade de trabalho garantido após sua formação, clique aqui e conheça o projeto Impulsão profissional.

Aplique qualquer uma das dicas acima, ou uma combinação delas, essas estratégias podem ajudá-lo a encontrar trabalho após uma longa ausência. Sua flexibilidade e disposição talvez seja tudo o que preciso para você encontrar uma boa oportunidade mais rápido do que você imagina.

Mas se você deseja realmente Impulsionar a sua Carreira em um alto nível, convidamos você a conhecer o nosso Curso Impulsão Profissional, focado na alta performance profissional através do Coaching proporciona aos alunos uma intensa transformação, além de promover a Oportunidade de Trabalhar conosco! 

Clique aqui para conhecer!

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Tenha um ótimo dia! ☺

Você também pode gostar de:

Protegido: Tudo realmente começou numa semana de B... Foi assim comigo e também pode ser com você. Caro, Leitor. Você não tem ideia de quantas pessoas conversaram comigo e com minha equipe perguntando...
O que faz um Coach? Todos os dias recebo essa pergunta nas Redes Sociais, e ela é bem compreensível, pois não raro as explicações são sempre muito repetitivas e com expre...
Como o Coaching pode ajudar Você a conquistar a Ca... Após a conclusão de um curso, graduação ou especialização o próximo passo é alcançar aquela posição no mercado profissional, conquistar uma Carreira s...
Como construir uma boa imagem Profissional nas Red... Embora as redes sociais muitas vezes são usadas ​​como um diário ou um álbum de fotos, elas também pode ser usada como uma grande vitrine, para você p...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!