2 Elementos que levam ao Sucesso

Naturalmente, para cada caso de sucesso, existem dezenas de fracassos. Dentre as características necessárias a um empreendedor, uma das principais é a persistência. Nunca ouvi falar de alguém que empreendeu com sucesso sem ter mantido a perseverança mesmo quando tudo parecia perdido.

Sem dúvidas, a capacidade de aguentar um pouco mais pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Albert Einstein

Às vezes, aquilo que consideramos insucesso, muitas vezes são apenas um caminho mais turbulento para chegarmos ao objetivo. Albert Einstein, por exemplo, não falou até aos seus 4 anos de idade, e não aprendeu a ler até aos seus 7 anos. Um dos seus professores classificou-o como um aluno “lento” e com “mentalidade reduzida”. A realidade é que Einstein tinha uma forma muito peculiar de pensar, e anos mais tarde viria a ser galardoado com o Prêmio Nobel da Física.

Henry Ford

Henry Ford, por exemplo, teve um percurso bem complexo nos seus primeiros anos enquanto empreendedor. A sua primeira empresa ligada a automóveis faliu. O próprio abandonou a sua segunda empresa por incompatibilidades com o seu sócio, e a sua terceira empresa acabaria também por não ter sucesso pelo declínio das vendas. Ainda assim, Ford foi um dos maiores visionários do Mundo e considerado um dos maiores empreendedores da história da humanidade. Até hoje o seu nome perpetua através da empresa Ford Motor Company.

Oprah Winfrey

Oprah Winfrey é outro exemplo de como o sucesso muitas vezes exige persistência. A reconhecida multimilionária apresentadora de televisão americana, foi inicialmente despedida do seu trabalho enquanto repórter, por ter demasiado peso e não ser elegante para aparecer na televisão. Hoje é possivelmente a maior e mais reconhecida apresentadora de televisão de todos os tempos, é a rainha dos talk-shows norte-americanos.

James Dyson

James Dyson, ficou famoso pela sua marca de aspiradores Dyson. A Dyson é hoje a maior fabricante de aspiradores dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. Mas James Dyson não teve sucesso de primeira. Na verdade, James criou 5126 protótipos do seu primeiro aspirador, gastou todas as suas poupanças acumuladas ao longo de 15 anos, e nenhum deles funcionou. O primeiro protótipo funcional da Dyson, foi na verdade o protótipo 5127 criado por James Dyson.

Elon Musk

Uma das história mais incríveis que conheço é a de Elon Musk. O atual fundador da Tesla Motors, da SpaceX e da Solar City, foi um dos co-fundadores do Paypal, a reconhecida e popular plataforma de pagamentos online que é hoje utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo.

Depois do sucesso do Paypal, Elon Musk resolveu vender a sua parte Na empresa, e embolsou qualquer coisa como 180 Milhões de dólares. Elon Musk decidiu então colocar 100 milhões de dólares na criação da SpaceX, cerca de 70 milhões de dólares na criação da Tesla Motors, e por fim 10 milhões de dólares na criação da Solar City. O engraçado no meio disto tudo, é que Elon Musk fez um completo all-in na criação de três negócios distintos, e acabou por ter de pedir dinheiro emprestado para pagar as contas de sua renda familiar.

Todo o seu dinheiro foi investido na criação destas empresas. Hoje a Tesla Motors está avaliada em 27 biliões de dólares e a Solar City em 4,2 biliões de dólares. A SpaceX ainda não está cotada em bolsa, mas tem feito inúmeros progressos que levarão certamente o homem novamente à Lua e possivelmente a Marte, através das suas expedições espaciais.

Thomas Edison

Dentre os maiores exemplos de persistência, temos Thomas Edison, que no processo de inventar a lâmpada fez mais de 10 mil experimentos. Questionado sobre seu fracasso, ele respondeu “Eu não fracassei, apenas descobri 10 mil maneiras que não irão funcionar”. Repare que ele não tentou 10 mil vezes a mesma maneira, tentou 10 mil maneiras diferentes.

Chris Gardner

O filme À Procura da Felicidade, de 2006, conta a história do empresário Chris Gardner (interpretado por Will Smith), que mesmo sentindo na pele a crise que seu país estava enfrentando, não desistiu de lutar pelos seus sonhos e pela sua felicidade.

Mesmo perdendo sua casa, sua esposa (que o deixou), seu emprego, passando a dormir em abrigos e na rua, a esperança de melhores dias não saía do coração de Chris.

Chris não desistiu no primeiro obstáculo, manteve a fé viva dentro de si, lutou, sonhou, perseverou e por fim alcançou.

A motivação de Gardner partiu da necessidade. Ele não desistiu de dar uma vida melhor ao filho até conseguir.

Busque motivação antes que situações ruins aconteçam e te obriguem a passar por momentos que poderiam ser evitados. A busca inquietante por dias melhores, e principalmente, pela felicidade, fizeram Chris Gardner se tornar um dos homens mais ricos dos Estados Unidos e reconhecido mundialmente.

Isso pode acontecer sim em sua vida, basta você acreditar e lutar para que aconteça. A motivação e o medo não podem andar juntos, você precisa escolher qual dos dois quer que caminhe junto a você.

“O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação’’ (Ludwig van Beethoven). 

Tenha um ótimo dia!

Você também pode gostar de:

Você busca um Emprego ou um Trabalho? Você sabe qual a diferença entre um Trabalho e um Emprego? Trabalho é uma atividade que se realiza para gerar um produto ou serviço, mas que não l...
Coaching no horário Nobre da Televisão O Coaching vem conquistando cada vez mais as pessoas. Já observamos há algum tempo o tema sendo explorado em diferentes tipos de mídias, e agora che...
Como construir uma Carreira Brilhante sem depender... Você por muitas vezes já deve ter feito esta pergunta a si mesmo, seja por não ter realizado uma graduação devido a situação econômica, ou por não sab...
Como Trabalhar menos e Ganhar Mais? Provavelmente você já ouviu essa afirmação: muito trabalho, muito dinheiro. Pouco trabalho, pouco dinheiro. Mas será que isso faz sentido? P...
Clailton Luiz
Clailton Luiz é empresário, Palestrante, Especialista em Gestão de Tempo e Produtividade, Escritor, Professional & Self Coach, Leader Coach, Analista Comportamental pela Coaching Assessment, CEO da Line Coaching.
Já ajudou milhares de pessoas a organizarem suas vidas, alavancarem suas carreiras, reestruturarem ou abrirem suas empresas e conquistarem seus sonhos através de seus treinamentos.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!